Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Miríade. Interrogatórios dos arguidos já está em curso

09 nov, 2021 - 20:05 • Lusa

Segundo fonte do tribunal, três arguidos já prestaram declarações no interrogatório desta tarde: Fernando Delfino, (civil), Luís Chantre (ex-comando) e Emanuel Marques (civil).

A+ / A-

O interrogatório formal dos 11 arguidos detidos no âmbito da ‘Operação Miríade’ já foi iniciado esta terça-feira, depois das 18h30, pelo juiz de instrução Carlos Alexandre, no Juízo de Instrução Criminal de Lisboa.

Segundo fonte do tribunal, três arguidos já prestaram declarações no interrogatório desta tarde: Fernando Delfino, (civil), Luís Chantre (ex-comando) e Emanuel Marques (civil).

O agente da PSP Michael Oliveira e o advogado Artur Amorim, também detidos, já manifestaram também a intenção de prestar declarações e um destes arguidos está já a responder às perguntas do juiz Carlos Alexandre. Quanto aos restantes seis detidos, a opção foi de não prestarem declarações, numa diligência que já se arrasta há várias horas.

A diligência estará perto de terminar, sendo já conhecido que retoma na quarta-feira a partir das 09h30 com a promoção das medidas de coação por parte do Ministério Público (MP) e as alegações dos advogados de defesa. De seguida, serão decididas as medidas de coação pelo juiz de instrução.

Entre os 11 arguidos que foram detidos na segunda-feira pela Polícia Judiciária (PJ) estão militares, ex-militares, nomeadamente Comandos, um agente da PSP – do comando metropolitano de Lisboa –, um guarda da GNR em formação e um advogado.

No entanto, fonte ligada ao processo adiantou à Lusa que da rede criminosa fazem ainda parte várias dezenas de pessoas e cerca de 40 empresas, algumas que funcionavam como “fachada” para os negócios.

Paulo Nazaré, o alegado líder da rede, é um dos 11 detidos e prestou serviço como soldado na 2.ª Força Nacional Destacada (FND) na República Centro-Africana de outubro de 2017 a março de 2018, tendo depois abandonado a vida militar.

A Polícia Judiciária (PJ) executou, a 08 de novembro, 100 mandados de busca e fez 11 detenções, incluindo militares, um advogado, um agente da PSP e um guarda da GNR, no âmbito da Operação Miríade, num inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Em causa está a investigação a uma rede criminosa com ligações internacionais que “se dedica a obter proveitos ilícitos através de contrabando de diamantes e ouro, tráfico de estupefacientes, contrafação e passagem de moeda falsa, acessos ilegítimos e burlas informáticas”, com vista ao branqueamento de capitais.

Em comunicado, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) revelou que alguns militares portugueses em missões da ONU na República Centro-Africana podem ter sido utilizados como "correios no tráfego de diamantes”, adiantando que o caso foi reportado em dezembro de 2019.

Segundo o EMGFA, "o que está em causa de momento é a possibilidade de alguns militares que participaram nas FND [Força Nacional Destacada], na RCA, terem sido utilizados como correios no tráfego de diamantes, ouro e estupefacientes" e que "estes produtos foram alegadamente transportados nas aeronaves de regresso das FND a território nacional".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+