Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Terceira dose. “Voltem a chamar o vice-almirante”, diz médico

08 nov, 2021 - 09:40 • Anabela Góis , Filipe d'Avillez

A terceira dose da vacinação contra a Covid está a ter um arranque difícil. Foi um erro fechar alguns centros de vacinação, diz o médico Rui Nogueira.

A+ / A-

Veja também:


A Direção Geral de Saúde garante que a partir desta segunda-feira, a vacinação vai acelerar – tanto contra a Covid, como contra a gripe.

Para os próximos dias está prevista a vacinação de 350 mil pessoas.

Rui Nogueira, médico especialistas em medicina geral e familiar, fala em atrasos e diz que foi precipitado fechar os centros de vacinação.

“Foi precipitado, a meu ver, desmantelar quer a task-force quer muitos centros de vacinação. Aliás, muitos deles estão a ser reativados e julgo mesmo que seria importante reativar a task-force.”

“Diria mesmo que é preciso voltar a chamar o vice-almirante. Fez-nos muito jeito e está a fazer muita falta”, acrescenta.

Esta segunda-feira começa o agendamento para quem tem 70 anos e quem tem mais de 80 e ainda não foi chamado pode dirigir-se diretamente a um Centro de Vacinação com a modalidade Casa Aberta.

Tanto num caso como noutro, os utentes podem escolher entre tomar as duas vacinas em simultâneo, ou apenas uma, escolhendo se querem a da Covid ou a da Gripe.

Contas feitas este domingo revelam que 350 mil pessoas já receberam a terceira dose da vacina contra a Covid e que outras 811 mil já foram vacinadas contra a gripe.

Rui Nogueira explica que o desfasamento tem a ver com ceticismo, mas não só.

“Por um lado, as pessoas são mais céticas e perguntam sobre a necessidade desta terceira dose. Convém não esquecer que como temos seis meses após a segunda dose da vacina, e como inicialmente, em fevereiro e março, estávamos a vacinar muito pouco, isso quer dizer que as pessoas elegíveis para vacinar em outubro eram ainda poucas.”

“A partir de abril já vacinámos mais pessoas e isso quer dizer que em novembro temos muito mais pessoas para vacinar, uma vez que já passaram seis meses”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    09 nov, 2021 Palmela 12:25
    Em menos de um ano quatro vacinas pro bucho! Viva o 25 abril!
  • ze
    08 nov, 2021 aldeia 11:39
    Não há dúvida que os militares sabem corresponder aos interesses de Portugal, foi assim também com o Gen.Eanes.

Destaques V+