Tempo
|
A+ / A-

Vacinas

Maiores de 80 anos com "casa aberta" para terceira dose

05 nov, 2021 - 07:10 • Redação

DGS avança também com o autogendamento para os maiores de 70 anos.

A+ / A-

A partir da próxima semana, os maiores de 80 anos vão ter “casa aberta” (sem necessidade de agendar) para terceira dose de vacina contra a Covid-19 e gripe.

Nesta modalidade, os idosos podem tirar uma senha digital no portal da DGS, mas também podem aparecer num dos mais de 300 centros de vacinação que ainda existem no país.

Já o autagendamento vai ficar disponível para os maiores de 70 anos.

À Renascença, a diretora-geral de Saúde lembra ainda que só quem levou a última dose da vacina para a Covid-19 pode receber esta terceira dose. “Para uma pessoa poder levar a dose de reforço tem que ter levado a última dose há, pelo menos, 180 dias. Se assim não for, vai ter de aguardar para fazer esse período”.

Segundo Graça Freitas, os profissionais de saúde e do sector social também vão começar a ser vacinados com a terceira dose da vacina da Covid-19 na próxima semana.

Ao jornal Público revelou que até à data estão a ser vacinadas “em média 25 mil pessoas por dia” nos 309 pontos de vacinação espalhados pelo país.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.020.845 mortes em todo o mundo, entre mais de 248,03 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.184 pessoas e foram contabilizados 1.094.048 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+