Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Emergência médica

INEM sem capacidade de resposta. Ambulâncias chegam a demorar uma hora

05 nov, 2021 - 18:37 • Hugo Monteiro com Lusa

O caso mais recente ocorreu, precisamente esta sexta-feira: "tivemos, pelo menos, 29 chamadas em espera, ou seja, 29 vítimas e não havia ambulância para enviar. Na situação mais demorada [a espera] ia já com 50 minutos", denunciou Rui Lázaro.

A+ / A-

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) não tem capacidade para responder a situações urgentes e os tempos de espera para o envio de ambulâncias chega a demorar até uma hora, denuncia o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Em declarações à Renascença, Rui Lázaro diz que a situação "é mais frequente na região de Lisboa e Vale do Tejo: as chamadas, depois de criadas, e definida a emergência, o que acontece é que passam largos minutos, por vezes mais de uma hora, sem que seja encontrada uma ambulância disponível para enviar para as ocorrências".

O caso mais recente ocorreu, precisamente esta sexta-feira, acrescenta o sindicalista.

"A denúncia mais recente que nos chegou foi de 29 chamadas em espera, portanto, 29 vítimas, pelo menos, que estavam à espera de uma ambulância e não havia ambulância para enviar. E na situação mais demorada ia já com 50 minutos de espera o que, claro, pode colocar em causa o socorro e a vida dos cidadãos", detalhou Rui Lázaro. .

Por outro lado, o presidente do STEPH admite que "as denúncias têm aumentado" e que o problema deve-se à falta de técnicos de emergência pré-hospitalar. Atualmente, existem em Portugal cerca de 900 técnicos de emergência pré-hospitalar, quando o que está previsto é que sejam 1.400.

"Já tínhamos alertado o Ministério da Saúde e o INEM sem que houvesse qualquer resposta. Vamos fazer seguir essa denúncia para as entidades competentes: a IGAS e, eventualmente, para o Ministério Público", referiu Rui Lázaro.

O concurso atualmente em curso para a contratação de 178 técnicos recebeu até agora menos de 50 candidaturas, quando em concursos abertos em 2012, 2013 ou 2014 para 100 vagas concorriam cerca de 10 mil candidatos.

INEM justifica atrasos com "picos de serviço"

Num esclarecimento feito à Renascença, o INEM diz que os atrasos no envio de socorro “podem corresponder a picos de serviço” e são “absolutamente normais no âmbito da atividade dos CODU”, que estabelecem prioridades.

O Instituto Nacional de Emergência Médica refere que “as situações reportadas” pelo sindicato “podem corresponder a picos de serviço, absolutamente normais no âmbito da atividade dos CODU” (Centros de Orientação de Doentes Urgentes).

“Quando se verifica um aumento pontual do volume de chamadas, o INEM prioriza as ocorrências, sendo expectável que o tempo de resposta para situações menos graves aumente. No entanto, como explicado, as situações mais graves (prioridade P1) são as primeiras a receber o acionamento de meios”, acrescenta o instituto de emergência.

[notícia atualizada às 20h50 com a posição do INEM]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose
    27 fev, 2022 cascais 13:36
    A minha mãe em paragem cardio-respiratória e a viatura INEM com o médico e enfermeiro só chegou 50 minutos após pedido urgentíssimo de assistência via 112. O Hospital de Cascais fica a 2,5 minutos de viagem de carro a velocidade normal ... Arrogância e "penachos" na TV, mas a realidade é outra e vamos morrendo desnecessariamente, amanhã quem sabe e pelos mesmos motivos, eu ou a sua mãe também.

Destaques V+