Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia. Juristas católicos dizem que o “mais natural” é o veto político

05 nov, 2021 - 19:01 • Filipe d'Avillez , Cristina Branco

José Lobo Moutinho considera que o Parlamento não tinha legitimidade política e democrática para votar este diploma na véspera da dissolução.

A+ / A-

A Associação de Juristas Católicos considera que o “mais natural” é o Presidente da República vetar a nova versão da lei da eutanásia que foi aprovada esta sexta-feira no Parlamento.

Na análise do presidente da associação, a lei agora aprovada agravou, em vez de resolver, o problema que levou ao chumbo pelo Tribunal Constitucional.

José Lobo Moutinho considera que a decisão normal do Presidente seria o veto, mas ficaria satisfeito também com uma nova avaliação do Constitucional.

"Não devia, efetivamente, promulgar”, considera.

“Há a hipótese de enviar para o Supremo Tribunal, mas eu diria que o mais natural perante a falência da legitimidade democrática desta lei, será o veto político. Agora, também acontece que esta nova lei não resolve o problema que o Tribunal Constitucional levantou. Porque o Tribunal Constitucional na sua decisão declarou inconstitucional a anterior versão desta lei com base na falta de determinação dos conceitos.”

“Esta lei pretendeu definir esse conceito de ‘lesão definitiva de gravidade extrema’. No entanto, fê-lo através de conceitos que são igualmente indeterminados. Por exemplo, diz que essa ‘lesão definitiva’ será uma ‘lesão grave’ e ‘amplamente incapacitante’. O que é que é isto? Tínhamos uma expressão indeterminada e agora temos quatro. Quatro expressões que têm o mesmo problema de indeterminação e, portanto, o mesmo risco de abrir porta para a rampa deslizante e de se fazer a eutanásia de qualquer maneira, que tinha a anterior lei”, diz o jurista.

José Lobo Moutinho diz que este foi um dia triste para a democracia. “Estamos perante um dia triste para a defesa do direito à vida, mas também um dia triste para a legitimidade democrática e para a democracia. Nós sempre nos batemos, fizemo-lo em todos os atos eleitorais, no sentido de que todas as forças políticas tomassem posição sobre as chamadas questões fraturantes, que depois iriam querer decidir.”

O presidente da Associação de Juristas Católicos recorda que nem o PS, nem o PSD clarificaram as suas posições. “Não disseram nada nas campanhas eleitorais sobre o tema da eutanásia e, portanto, não têm legitimidade democrática para a votar, e muito menos numa situação em que estamos perante uma assembleia moribunda, incapaz de votar o Orçamento, incluindo o Sistema Nacional de Saúde, e que no entanto já assume a legitimidade, ou aparente legitimidade, para votar um tema como a eutanásia.”

“Por outro lado, ainda temos a questão de que isto evita que na próxima campanha eleitoral as pessoas possam tomar em conta as opções destes partidos na sua votação”, conclui.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+