Tempo
|
A+ / A-

Antigos combatentes já podem pedir passes gratuitos

05 nov, 2021 - 09:58 • Redação

Viúvas dos antigos combatentes também têm direito ao título de transporte gratuito.

A+ / A-

Os titulares do cartão de antigo combatente já podem requerer o Passe de Antigo Combatente, título de transporte gratuito que também pode ser solicitado pelos viúvos de antigos combatentes.

Segundo nota do Ministério da Defesa, termina esta sexta-feira o prazo de 45 dias dado pelo Governo para as empresas e operadores de transportes adaptarem os seus sistemas.

Este Passe de Antigo Combatente estará em vigor nos serviços de transporte público de passageiros das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto ou Comunidade Intermunicipal do concelho de residência habitual do beneficiário.

Ainda segundo a nota de imprensa, para pedir o passe, os beneficiários deverão preencher o requerimento de adesão, disponível online e junto dos operadores de transporte, que deverá ser entregue acompanhado dos seguintes documentos:

  • Cartão de antigo combatente ou cartão de viúva(o) de antigo combatente;
  • Cartão de cidadão ou outro título válido equivalente;
  • Comprovativo de morada fiscal de residência habitual

O Estatuto do Antigo combatente, aprovado no parlamento em agosto de 2020, prevê o direito de preferência na habitação social, isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde, passe intermodal e entrada para museus e monumentos grátis e honras fúnebres especiais a ex-combatentes, entre outras medidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+