Tempo
|
A+ / A-

Na escola ganhou a alcunha de "Presidente Marcelo", agora é presidente de Junta

04 nov, 2021 - 08:16 • Liliana Carona

Ainda não tira selfies, mas já ganhou mediatismo. O jovem Marcelo, de 22 anos, preside à União de Freguesias Melo, Nabainhos e Nabais, com cerca de 600 habitantes.

A+ / A-
Marcelo, o outro presidente. Reportagem de Liliana Carona/RR

O jovem autarca tem 22 anos, mas dão-lhe sempre menos idade. Os olhos azuis ilustram um quadro de juventude que Marcelo Almeida Santos se orgulha de apresentar como bandeira promocional da União de Freguesias de Melo, Nabainhos e Nabais.

“Há coisa melhor que isto? Aparecer na televisão, na rádio ou no jornal é bom para a nossa terra”, defende por estar a ser notícia - nas suas palavras - “o autarca mais jovem do país”.

Marcelo orgulha-se do título até porque desde que foi eleito, o presidente da junta social-democrata ainda não parou de pesquisar.

“Há um presidente de junta com 22 anos, mas andei a pesquisar na Internet e eu sou mais novo um mês e uns dias. Acredito ser o mais novo, pois vi candidatos com 18 anos, mas não conseguiram ganhar, e já questionámos a Comissão Nacional de Eleições e o Ministério Público, mas não têm esses dados”, lamenta.


Tânia Mendes, 33 anos, trabalha como auxiliar no lar de Melo e diz que o “Marcelo se tem preocupado com o que está mal, principalmente com os idosos. É uma freguesia envelhecida e tem conversado comigo sobre os cuidados que podem ser feitos em casa, avaliações de glicémia, tensão”, desvenda.

Também Fernando Coelho, 68 anos, aplaude a eleição do jovem autarca. “É o melhor que podia acontecer a Melo, não vejo mais ninguém com as qualidades dele”, assume o morador.

Mas nem tudo corre de feição ao novo presidente da Junta. Por estes dias houve alguns atos de vandalismo, como sinalética apagada.

“Há quem seja a favor de nós, quem seja contra e quem nos chame de garotos, mas estamos aqui para dar o nosso melhor. Espero que quem nos deita abaixo consiga, daqui a quatro anos, reconhecer o trabalho feito”, aponta o jovem autarca.

Marcelo está decidido a inaugurar no seu mandato a Casa da Palavra- um centro de cultura - dedicado a Vergílio Ferreira e espera ter como convidado o Presidente da República, pois foi graças a ele que nasceu a ideia de se tornar chefe de Estado, ainda na escola. “Estive quatro anos no Instituto de Gouveia, Escola Profissional, e chamavam-me 'Presidente Marcelo'...fui sendo assim apelidado pelos alunos e professores e o sonho foi aumentando”, recorda.

“O que seria de nós se não sonhássemos? Era um sonho que trazia e candidatei-me... é um sonho tornado realidade. Têm sido dias intensos, de muito nervosismo e aprendizagem”, assume Marcelo Santos, que quer ainda trazer um salão de cabeleireiro para a freguesia.

“Farei tudo para cativar serviços para cá e estou a ajudar a Marta, uma cabeleireira da minha família, para vir. Se temos bombeiros, farmácia, café, posto médico, porque não havemos de ter cabeleireiro?”, questiona.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Cotrim
    04 nov, 2021 Coimbra 12:16
    Uma notícia interessante mas faltou identificar o concelho que é Gouveia...(a minha geografia não dá para tanto, ainda bem que temos o google :-))

Destaques V+