Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detetada bactéria "legionella" em chuveiros de piscinas municipais na Maia

29 out, 2021 - 17:53 • Lusa

A Câmara da Maia já ordenou uma inspeção completa a todo o complexo de piscinas situado na freguesia de Folgosa

A+ / A-
Foto: DR
Foto: DR

Uma inspeção ao Complexo Municipal de Piscinas de Folgosa, na Maia, detetou a presença de "legionella", bactéria que está na origem da doença do legionário, em dois chuveiros do balneário feminino, anunciou a autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, aquela câmara do distrito do Porto refere que o equipamento desportivo em causa está encerrado há 10 dias como medida preventiva, “após suspeitas de que poderia ser a origem de casos de [infeção por]'legionella'”.

Com a deteção, quinta-feira, da presença daquela bactéria em dois dos chuveiros do complexo, a autarquia, aponta o texto, “determinou a inspeção completa a todo o complexo”.

A Câmara da Maia garante ainda que o Complexo Municipal de Piscinas “só reabrirá depois de serem consideradas completamente seguras para a população”.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+