Tempo
|
A+ / A-

Patrões abandonam Concertação Social

22 out, 2021 - 17:15 • Ana Carrilho, com redação

As confederações patronais vão pedir audiência ao Presidente da República e a inconstitucionalidade de medidas aprovadas pelo Governo em matéria laboral.

A+ / A-

As confederações patronais anunciaram esta sexta-feira a suspensão da participação na Concertação Social, com efeito imediato.

A decisão é tomada um dia depois de o Governo ter aprovado, em Conselho de Ministros, alterações na área laboral.

CAP, CIP, CCP e Confederação do Turismo acusam o Governo de deslealdade negocial por ter vindo a acrescentar medidas à Agenda do Trabalho Digno unicamente com o objetivo de responder às reivindicações da esquerda e conseguir a aprovação do Orçamento do Estado para 2022.

Os patrões lamentam que o Conselho de Ministros tenha aprovado medidas, como o aumento das indemnizações no fim dos contratos a termo e o pagamento das horas extraordinárias, sem dar qualquer conhecimento aos parceiros.

O presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, não poupou no ataque ao Governo de António Costa.

“Entre aquilo que ficou fechado na quarta-feira com os parceiros sociais, embora não aceite, foram novas medidas à revelia dos parceiros sociais e comisso o Governo demonstrou uma desonestidade negocial, total desrespeito pela Concertação Social e uma total falta de respeito pelos parceiros sociais”, lamentou.

“Cada um sabe de si, mas os parceiros sociais patronais não podem aceitar, tolerar esta atitude do Governo e este desrespeito por uma instituição que ao longo do tempo tem dado credibilidade ao país”, disse António Saraiva.

Além de suspenderem a participação nas reuniões com Governo e centrais sindicais na Concertação Social, os patrões também vão pedir um audiência ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

As confederações patronais vão pedir a inconstitucionalidade de medidas aprovadas no âmbito da Agenda do Trabalho Digno.

Só depois do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa é que as confederações vão decidir os passos seguintes. A carta foi assinada pelos quatro presidentes no final da conferência de imprensa.

Questionados sobre a eventualidade do Governo já estar informado da decisão, os presidentes da CAP e da CIP revelaram que o executivo ficou a saber pela comunicação social.

Uma das propostas mais emblemáticas é a do aumento das compensações por despedimento, mas apenas no caso dos contratos a prazo. Atualmente, os trabalhadores despedidos sem justa causa têm direito a receber, consoante as circunstâncias, a 12 ou 18 dias de salário por cada ano de trabalho. Foi decidido aumentar para 24 dias.

Em entrevista à Renascença, a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, reafirmou que as propostas do Governo respeitam a Constituição da República e as regras internacionais.

"Apresentámos estas normas acreditando e confiando que cumprem todos os princípios internacionais e da Constituição. O que nós fizemos aqui no reforço da arbitragem necessária, para dar o poder a qualquer das partes, sejam empregadores ou trabalhadores, de ativar este mecanismo da arbitragem necessária", argumenta Ana Mendes Godinho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 out, 2021 Lisboa 20:27
    Quando houve as alterações assassinas da Troika, acharam que de "inconstitucional" não tinha nada, era era pouco... Agora que as alterações foram no sentido contrario, os esclavagistas tocam os sinos a rebate ... 20 inspeções rigorosas da Finanças a cada um, era pouco

Destaques V+