Tempo
|
A+ / A-

Caminhada Pela Vida é oportunidade de "recordar vítimas da Covid"

22 out, 2021 - 18:51 • Hugo Monteiro , Filipe d'Avillez

Ana Sofia Carvalho, do Porto, pede a todos os que “têm no coração uma lógica personalista e humanista” que participem na caminhada no sábado.

A+ / A-

Veja também:


Uma oportunidade para homenagear os mais idosos que morreram devido à Covid-19 e de prestar solidariedade aos familiares.

É desta forma que Ana Sofia Carvalho vê a Caminhada pela Vida que vai ter lugar, este sábado, em dez cidades em simultâneo.

Esta especialista em bioética, que já integrou o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, lembra que no ano passado a iniciativa não se realizou devido à pandemia. É por isso chegada a altura de lembrar os mais vulneráveis.

“Tivemos um vírus ‘idadista’, ou seja, um vírus que descrimina pela idade, e tivemos muita gente, especialmente idosos, a morrer em quantidades indiscritíveis. Na altura realmente não tivemos a oportunidade de manifestar a nossa solidariedade, portanto a minha intenção na Caminhada Pela Vida vai ser exatamente para nos lembrar que nesses momentos também temos de sair, de nos manifestar e proteger os mais vulneráveis”, diz Ana Sofia Carvalho.

Por isso, a especialista em ética pede a todos que participem nesta X edição da Caminhada pela Vida. “Quero pedir a todos, católicos e não católicos, todos os que têm no coração uma lógica personalista e humanista, que se juntem para que realmente manifestemos a nossa preocupação e deixemos de estar tão acomodados ao que aconteceu durante o Covid e ao que vai acontecer certamente após Covid, não só com os idosos mas também com todos os outros doentes crónicos, ou seja, com todas as pessoas não-Covid que estiveram desprotegidas durante o ano de 2020.”

Depois de um ano sem se realizar, por causa da Covid, a Caminhada espera reunir milhares de pessoas em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro e Viseu, onde já se realizou no passado, e na Guarda, Funchal, Santarém, Évora e Coimbra, onde terá lugar pela primeira vez.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+