Tempo
|
A+ / A-

Aviação

Aeroporto de Lisboa. Avaliação ambiental vai ser entregue em 2023, anuncia o Governo

22 out, 2021 - 19:07 • Lusa

Secretário de Estado Adjunto das Comunicações diz ser "importante que este processo decorra de forma estável e com o menor ruído à volta".

A+ / A-

O secretário de Estado Adjunto das Comunicações, Hugo Santos Mendes, adiantou esta sexta-feira que a avaliação ambiental estratégica das três hipóteses de localização do novo aeroporto de Lisboa deverá ser entregue em 2023.

“A avaliação ambiental estratégica deverá ser entregue em 2023. É importante que este processo decorra de forma estável e com o menor ruído à volta”, afirmou Hugo Santos Mendes, no encerramento da Conferência Internacional de Controlo de Tráfego Aéreo, referindo que os trabalhos de análise terão início em 2022.

Segundo o governante, em cima da mesa estão três opções – a Portela + Montijo, uma solução alternativa em que o Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de infraestrutura principal, enquanto o Aeroporto Humberto Delgado se tornará complementar e ainda a construção de um novo aeroporto internacional no campo de tiro de Alcochete.

Durante a sua intervenção, o secretário de Estado notou haver quem discorde das opções submetidas a avaliação, mas ressalvou que ao fazer esta escolha, o Governo fez um “juízo preliminar” das vantagens e desvantagens de cada uma delas.

“Iniciado o processo, o Governo pretende manter descrição e equidistância face a cada uma das opções em estudo”, acrescentou.

Hugo Santos Mendes sublinhou ainda que, após a entrega do estudo, “múltiplos critérios” vão orientar a escolha do Governo, ressalvando que “nenhuma decisão será consensual”.

Contudo, no final da avaliação, “o país terá mesmo que tomar uma decisão, sem retorno”, vincou.

Na sessão promovida pela Associação portuguesa dos Controladores de Tráfego Aéreo (APCTA), o governante saudou ainda o esforço dos trabalhadores da aviação durante a pandemia de Covid-19, um setor que apontou como dos mais afetados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+