Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Tribunal recusa suspensão de julgamento a Ricardo Salgado

21 out, 2021 - 11:31 • Liliana Monteiro

Ex-homem forte do Grupo Espírito Santo queria a suspensão do julgamento extraído da Operaçao Marquês, alegando situação clinica de Alzheimer para não continuar a ser julgado por três crimes de abuso de confiança. Juiz decide manter sessões e continuar julgamento.

A+ / A-

Ricardo Salgado vai continuar a ser julgado por três crimes de abuso de confiança, depois de o juiz ter recusado o pedido da defesa do ex-homem forte do Grupo Espírito Santo.

A defesa solicitou a suspensão do julgamento extraído da Operação Marquês, alegando situação clínica de Alzheimer do arguido. O pedido chegou recentemente ao processo, mas teve resposta negativa por parte do coletivo de juízes.

Ricardo Salgado, de 77 anos, pediu ao tribunal a suspensão do processo onde começou antes do verão a ser julgado por três crimes de abuso de confiança, fruto de uma transferência de 10 milhões de euros ligada à Operação Marquês.

A justificar o pedido apresentou um atestado médico onde lhe é diagnosticado com Alzheimer. O médico neurologista descreve “sintomas de declínio cognitivo progressivo” e “defeito de memória, que limita a sua capacidade para prestar declarações em pleno uso das faculdades cognitivas”.

Fonte judicial autorizada adiantou à Renascença que o juiz-presidente do coletivo deu despacho, decidindo dar continuidade ao julgamento, mantendo a sessão marcada para esta sexta feira durante todo o dia, sessão durante a qual deverá comunicar o pedido de uma nova perícia independente ao arguido.

As perícias são conhecidas no mundo judicial por serem, por norma, demoradas. Pressupõem falar com o arguido, repetir exames e avaliar as informações clínicas apresentadas ao tribunal.

Salgado nunca esteve presente nas sessões deste julgamento que decorre desde julho. O juiz considerou que a sua presença seria apenas imprescindível no final das audiências, altura em que o arguido poderá falar, caso o pretenda.

Ricardo Salgado estava acusado no âmbito da Operação Marquês de 21 crimes económico-financeiros, mas acabou, a 9 de abril de 2021, por ser ilibado de 18 ilícitos, pelo juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal. O magistrado decidiu, ao proferir a decisão instrutória do processo, que o antigo banqueiro deveria, tal como outros dois arguidos, seria julgado sozinho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    21 out, 2021 aqui 18:50
    Depois da fuga de João Rendeiro, das peripécias envolvendo as suas obras de arte e da libertação incompreensível de Armando Vara, se o tribunal declarasse a suspensão do julgamento de Ricardo Salgado, haveria um motim no país.
  • duqueconanus vemse
    21 out, 2021 lisboa 15:57
    mas ainda nao prenderam este burlão ! tanto tempo foro de molho , acaba por ficar insonso
  • maria pires ribeiro
    21 out, 2021 Lisboa 13:32
    Excelente!

Destaques V+