Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saúde

Quatro vezes mais. Urgência de Gaia registou "afluência brutal" esta quarta-feira

20 out, 2021 - 21:59 • Lusa

Procura foi "quatro vezes superior" ao habitual. "Foram, essencialmente, doentes prioritários" e "os atendimentos foram garantidos apesar de ter havido um momento, mais complicado, em tiveram de ficar paradas algumas ambulâncias".

A+ / A-

A área laranja do Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, registou esta quarta-feira, entre o início da tarde e as 19h00, uma procura “quatro vezes superior” ao habitual, disse à Lusa fonte daquela unidade de saúde.

“Hoje tivemos um pico de afluência brutal. Foi quatro vezes mais do que é normal. Foram, essencialmente, doentes prioritários”, acrescentou a fonte, que assegurou “que os atendimentos foram garantidos apesar de ter havido um momento, mais complicado, em tiveram de ficar paradas algumas ambulâncias” no acesso às urgências.

A fonte precisou que o problema se manifestou ao “início da tarde” e que a situação “já está regularizada desde cerca das 19h00”.

Reportando-se à área laranja daquele hospital, a fonte esclareceu que a sala “está programada para ter 32 ou 34 camas e que, normalmente, nunca estão ocupadas na totalidade, sendo o normal estar a atender 20 pessoas”.

“Hoje chegou a ter 80 pessoas”, disse.

Segundo a fonte, os casos que hoje chegaram ao hospital “são das mais variadas patologias e quase todos doentes com debilidades”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+