Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Condições de visita aos reclusos estão a ser "aligeiradas gradualmente"

20 out, 2021 - 21:58 • Lusa

Na segunda-feira, a Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso questionou a ministra da Justiça sobre a manutenção das restrições nas visitas aos reclusos, permanecendo as divisórias de acrílico e a proibição de contacto físico entre presos e visitantes.

A+ / A-

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, afirmou esta quarta-feira, em Braga, que estão aligeiradas "gradualmente" as condições de visita aos reclusos, mas sublinhou que é necessário "manter ainda alguma cautela".

Em declarações aos jornalistas à margem das comemorações do 76.º aniversário da Polícia Judiciária, Francisca Van Dunem acrescentou que vão ser retirados os parlatórios das prisões, para garantir um "convívio mais próximos" das famílias com os reclusos.

"Já houve um conjunto de iniciativas para aligeirar medidas [de visita]. Estamos a aligeirar medidas gradualmente", referiu.

Em causa as medidas adotadas por causa da pandemia da Covid-19, cuja manutenção é contestada pela Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso.

Na segunda-feira, a associação questionou a ministra da Justiça sobre a manutenção das restrições nas visitas aos reclusos, permanecendo as divisórias de acrílico e a proibição de contacto físico entre presos e visitantes.

"Percebemos a necessidade que têm os reclusos de estarem com as famílias, o papel das famílias e das visitas é crucial ao nível da reabilitação social, mas precisamos também de manter alguma cautela", disse hoje Francisca Van Dunem.

A ministra assegurou que as medidas vão no sentido de "abrir cada vez mais" as medidas, para garantir "um convívio mais próximo com as famílias".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+