Tempo
|
A+ / A-

Candidato do Chega disparou contra família sueca em Moura

16 out, 2021 - 20:34 • Redação

O detido já foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas medidas de coação não detentivas.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou este sábado a detenção de um homem, de 53 anos, suspeito de ter efetuado disparos com arma de fogo contra uma família sueca, no concelho de Moura (Beja), “aparentemente por ódio racial”.

De acordo com o "Diário de Notícias" e o "Expresso", o detido é um conhecido comerciante da região que fez parte da lista do Chega que se candidatou à Junta de Freguesia da Póvoa de S. Miguel, em Moura.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a PJ indicou que o suspeito foi detido, por elementos da Diretoria do Sul desta polícia, por existirem “fortes indícios” da prática do crime de homicídio qualificado na forma tentada.

Segundo a PJ, as vítimas são um casal de cidadãos suecos e sete filhos menores, com idades entre os 11 anos e três meses, cujo “veículo de passageiros onde seguiam adaptado a caravana” foi “atingido com disparos de arma de fogo”.

A agressão, adiantou a Polícia Judiciária, ocorreu na tarde do passado dia 08 de outubro e foi “perpetrada na sequência de contenda ocorrida momentos antes, aparentemente determinada por ódio racial”.

“Após a altercação com o elemento do género masculino do casal, o suspeito perseguiu a viatura onde seguiam as vítimas, executando o crime assim que se mostrou oportunidade”, referiu.

De acordo com a PJ, após a agressão, o suspeito “abandonou o local” e esforçou-se por “ocultar das autoridades objetos e veículos utilizados” na sua execução.

Na sequência de “trabalho de investigação”, sublinhou, foram “recolhidos relevantes elementos probatórios que conduziram à cabal identificação do suspeito e ditaram a emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito”.

O detido já foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas medidas de coação não detentivas.

Numa reação a este caso, o presidente do Chega, André Ventura, condenou a prática de "quaisquer crimes que envolvam ataques contra a vida ou integridade física" do ser humano e sublinhou que o partido não defende "o ódio racial".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Jales
    16 out, 2021 Beja 23:30
    ”Portugueses de bem” não disparam contra famílias. Cadeia com o chegano!
  • Rui
    16 out, 2021 Ponte de Lima 21:37
    Lixo a notícia melitante do chega e outros crimes às pessoas são melitante de quem... Vergonha lixo de mítica
  • É isto
    16 out, 2021 Por aí 19:59
    Acho que nunca vi nada tão baixo ... e logo da Renascença ! Enfim !!!

Destaques V+