Tempo
|
A+ / A-

Atrofia muscular espinal

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

14 out, 2021 - 20:08 • João Malheiro

A atrofia muscular espinal é uma doença genética é rara e afeta cerca de uma em cada 11 mil crianças.

A+ / A-

O Infarmed anunciou esta quinta-feira. a aprovação do financiamento público do medicamento Zolgensma, a ser usado no tratamento de crianças com atrofia muscular espinal.

Num comunicado enviado à Renascença, o Infarmed explica que trata-se de um medicamento cujo mecanismo de ação se encontra direcionado para a causa da doença, com um esquema de administração de dose única.

"A decisão de financiamento deste medicamento resulta de um processo de avaliação que analisou a sua mais valia para os doentes e o impacto na sustentabilidade do SNS", lê-se.

Durante o processo de avaliação, o Infarmed diz que "o acesso a todos aqueles que podiam beneficiar com este medicamento foi assegurado", através de autorizações execionais, ao abrigo de um Programa de Acesso Precoce.

Foram concedidas um total de 17 autorizações de uso do Zolgensma, segundo o Infarmed.

A doença genética é rara e afeta cerca de uma em cada 11.000 crianças, indica ainda o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+