Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Por agora, aumento da incidência e índice de transmissibilidade "é normal"

13 out, 2021 - 19:46 • Redação

O médico de saúde pública Bernardo Gomes explica que está, agora, a fazer-se sentir o alívio das medidas decidido no início do mês. É, por isso, "cedo" para perceber a evolução dos internamentos.

A+ / A-

Veja também:


Esta quarta-feira, o índice de transmissibilidade (Rt) nacional subiu de 0,95 para 0,97 e o no continente aumentou de 0,95 para 0,98, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A taxa de incidência nacional aumentou ligeiramente de 82,9 para 83,2 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. Em Portugal continental, também cresceu de 82,7 para 83,2 casos.

À Renascença, o médico de saúde pública Bernardo Gomes explica que está, agora, a fazer-se sentir o alívio das medidas decidido no início do mês.

É de esperar que os números continuem a subir, aponta o especialista. Daí a necessidade, por exemplo, de continuar a usar a máscara nos locais onde é obrigatório e de ventilar os espaços fechados.

"É perfeitamente natural que tenhamos que esperar 15 dias para que os casos assumam uma tendência equivalente à alteração de comportamento das pessoas. O número de casos vai subir, devido ao aumento de contactos. Na prática, justifica algumas medidas de proteção, como, por exemplo, continuar a usar a máscara nos locais onde é obrigatório e de ventilar os espaços fechados", explica.

É, por isso, na opinião de Bernardo Gomes, "cedo" para perceber a evolução dos internamentos.

"Eu julgo que é preferível esperar por 26 de outubro, para termos uma noção mais estável do que será a tendência dos internamentos", aponta o especialista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Manuel Martin
    16 out, 2021 São João da Talha 15:34
    Gostaria de felicitar a RR pelos pelos programas As 3 Manhã entre outros. Muito informativo e animado pelas 3 meninas. Costumo também o Hotel California que também é do meu agrado. As minhas saudações a toda a Equipa.

Destaques V+