Tempo
|
A+ / A-

Armando Vara: "Sou completamente ilibado. Senão não podia ser libertado"

11 out, 2021 - 14:42 • João Carlos Malta

O ex-ministro crítica a Justiça e diz-se vítima das instituições e do espectáculo que criaram à volta da sua participação no caso "Face Oculta". Vara reafirma que cumpriu pena por "crimes que não cometi".

A+ / A-

Ao final de dois anos e nove meses de prisão efectiva, o ex-ministro socialista Armando Vara foi libertado, esta segunda-feira, e em declarações aos jornalistas à saída da cadeia atirou-se à Justiça. Vara clamou inocência: "Sou completamente ilibado. Senão não podia ser libertado", sustentou.

O ex-governante diz-se vítima de um "brutal erro judiciário" e que cumpriu pena por crimes que não cometeu. "Nunca cometi crimes nos exercício de funções públicas", sublinhou.

Armando Vara deixou esta segunda-feira o Estabelecimento Prisional de Évora, depois de ter cumprido dois anos e nove meses da pena de cinco anos a que foi condenado em 2019.

Vara afirmou também que esteve impossibilitado de sair da cadeia em precárias ou liberdade condicional, porque os tribunais sempre lhe disseram que "ninguém compreenderia que eu tendo cometido crimes no exercício de funções púbicas não cumprisse uma pena agravada".

Ainda nas mesmas declarações à porta da cadeia de Évora, Armando Vara declarou que "finalmente a justiça cumpriu a lei". O mesmo diz-se vítima de juízes que decidem por convição e não com base na lei.

Em relação à pena de dois anos de prisão efetiva que foi condenado no âmbito do processo Marquês, declarou que "não deixei de acreditar na Justiça e acrdito que vou ser ilibado na Relação".

Armando Vara argumenta ainda que está a ser vítima do espectáculo mediático feito pelas instituições.

A libertação do ex-ministro foi justificada pelo regime de flexibilização das penas, por causa da pandemia.

Num comunicado enviado à Renascença, o Tribunal Judicial da Comarca de Évora explica que Armando Vara “foi hoje libertado ao abrigo da Lei n.º 9/2020, de 10 de abril (Regime Excecional de flexibilização da execução das penas e das medidas de graça, no âmbito da pandemia da doença Covid-19), a qual permanece em vigor.”

Além desta pena de cinco anos de cadeia, a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, Armando Vara foi ainda condenado mais recentemente a outra pena de dois aos de prisão efetiva no âmbito da Operação Marquês, mas como a decisão ainda não transitou em julgado não estava a cumpri-la ainda. O ex-ministro corre, contudo, o risco de voltar à prisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    11 out, 2021 PORTUGAL 18:59
    Será que teve tempo de ler a crónica dos " BONS MALANDROS "? Quem te viu e quem te vê ! ! !
  • João Pestana
    11 out, 2021 Madeira 18:35
    Execução de penas é muito rudimentar. Quo vadis Justiça portuguesa.
  • João Lopes
    11 out, 2021 Porto 16:53
    «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um bando de ladrões» Agostinho de Hipona (354-430).
  • Americo Anastacio
    11 out, 2021 Leiria 16:51
    Que tal uma estátua por serviços prestados à Pátria ?
  • Maria Oliveira
    11 out, 2021 Lisboa 14:15
    Isto é vergonhoso! A pandemia já não implica restrições para ninguém. Apenas para o Vara que não pode continuar a cumprir a pena devido à pandemia! Depois queixem-se do aumento de votação nos Chega's...

Destaques V+