Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Portugal com taxa de vacinação "na ordem dos 85%”

08 out, 2021 - 15:11

Balanço da Direção-Geral da Saúde. Até ao momento, foram vacinadas cerca de 130 mil pessoas contra a gripe sazonal. [em atualização]

A+ / A-

Veja também:


Portugal atingiu uma taxa de vacinação contra a Covid-19 "na ordem dos 85%”, disse esta sexta-feira a diretora-geral da Saúde. A terceira dose avança na próxima semana para maiores de 65 anos, avança Graça Freitas.

Em conferência de imprensa, Graça Freitas salienta que, com o passar do tempo, os anticorpos garantidos pela vacina vão decaindo.

Nesse sentido, Graça Freitas explica que é por isso que já está a ser ministrada uma dose adicional aos imunodeprimidos e que a terceira dose vai avançar na próxima semana para pessoas com mais de 65 anos.

"Vamos iniciar a terceira dose ou dose de reforço a pessoas com 65 ou mais anos, com prioridade para as pessoas com mais de 80 anos e utentes de lares e rede de cuidados continuados", adiantou a diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas espera que, dentro em breve, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dê luz verde à toma simultânea das vacinas para a gripe sazonal e para a Covid.

A vacinação contra a gripe sazonal começou a 27 de setembro, nos lares de idosos. Até ao momento, foram vacinadas cerca de 130 mil pessoas, 63 mil com pessoas com 80 ou mais anos de idade.

Portugal garantiu três milhões de vacinas para a gripe sazonal, mas "estas vacinas destinam-se às pessoas que mais necessitam, não é para os 10 milhões", sublinha Graça Freitas.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+