Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso BPP. Paulo Guichard deve apresentar-se hoje no Juízo Criminal de Lisboa

08 out, 2021 - 10:47 • Olímpia Mairos com Lusa

Com a entrega do passaporte ao tribunal, o ex-administrador do BPP fica sujeito à proibição de se ausentar do país.

A+ / A-

O antigo administrador do Banco Privado Português (BPP) deve comparecer esta sexta-feira, até às 14h00, no Juízo Criminal de Lisboa para uma audiência.

Paulo Guichard foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por crimes económico-financeiros graves ligados ao Banco Privado, não tendo a pena transitado em julgado.

Tem estado a residir no Brasil, mas garantiu que viria para Portugal, porque não tenciona fugir à justiça como fez João Rendeiro.

Segundo o requerimento de Nuno Brandão, advogado de Paulo Guichard, dirigido à juíza do Juízo Central Criminal de Lisboa, “logo que tiver chegado a Portugal, o arguido informará o tribunal dessa sua chegada. O arguido propõe-se apresentar e entregar o seu passaporte a este tribunal no dia seguinte ao da sua chegada a Portugal, e sempre antes das 14h00 do dia 8 de outubro de 2021".

Com a entrega do passaporte ao tribunal, Guichard fica sujeito à proibição de se ausentar do país.

Ainda segundo o mesmo requerimento, "perante o enorme abalo social provocado pela fuga do arguido João Rendeiro (ex-presidente do BPP) e as suspeições públicas que de imediato se fizeram sentir sobre o risco de ser o próximo arguido deste processo a subtrair-se à ação da Justiça, é intenção do arguido Paulo Guichard passar novamente a residir em Portugal".

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa.

O BPP originou vários processos judiciais, envolvendo crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática, assim outro um processo relacionado com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancárias.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Viajante
    08 out, 2021 Portugal 10:09
    Não, vamos aguentar mais uns dias que é para este também poder fugir!

Destaques V+