Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Surto de Covid-19 em residência de apoio a deficientes em Elvas. Há 22 infetados

07 out, 2021 - 20:57 • Lusa

Quase todos os utentes e funcionários infetados encontram-se assintomáticos, registando-se apenas algumas faltas de paladar e olfato. Situação foi detetada há dois dias e foram testadas 54 pessoas.

A+ / A-

Veja também:


Um surto de Covid-19, no lar residencial da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas (Portalegre), regista 22 infetados, entre utentes e funcionários, disse à agência Lusa fonte da instituição, esta quinta-feira.

De acordo com o presidente da APPACDM de Elvas, Luis Mendes, estão infetados "16 utentes e seis colaboradores".

O surto foi detetado "há cerca de dois dias", quando dois utentes apresentaram "pequenos sintomas" de febre.

"De prevenção e como temos serviço de enfermagem, fizemos uns testes rápidos", tendo os utentes tido resultado positivo, após o qual a situação foi comunicada ao delegado de saúde, relatou.

Luís Mendes acrescentou ainda que, nesse dia, foram testadas "54 pessoas", entre utentes e funcionários da instituição.

"Quase toda a gente [utentes e funcionários infetados] está assintomática, não há febres, há algumas faltas de paladar e olfato", mas, "por enquanto, não é nada alarmante", argumentou.

Segundo o responsável, mantém-se a vigilância e os utentes que tiveram testes negativos "estão isolados dos positivos".

A instituição está "a trabalhar com o máximo de cuidado, como sempre" fez, disse.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.822.267 mortes em todo o mundo, entre mais de 236,23 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.019 pessoas e foram contabilizados 1.073.268 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+