Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Açores

Resgatado em alto mar tripulante com sintomas de AVC

05 out, 2021 - 22:37 • Lusa

O tripulante, um homem de 50 anos, estava bordo de um navio mercante a navegar a 135 quilómetros da ilha das Flores.

A+ / A-

Um tripulante, a bordo de um navio mercante a navegar a 135 quilómetros, a oeste da ilha das Flores, nos Açores, foi esta terça-feira resgatado por uma lancha da Polícia Marítima, por apresentar "sintomas de acidente vascular cerebral".

Num comunicado enviado às redações, o Comando da Zona Marítima dos Açores adianta que o resgate do tripulante de "nacionalidade filipina", que se encontrava a bordo do navio mercante "Polar Colombia", foi coordenado desde manhã pela Marinha.

Operação levada a cabo através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), com o Capitão do Porto da Horta e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR).

O tripulante, de 50 anos, estava a bordo do navio mercante, "com bandeira de Singapura, se encontrava a navegar a cerca de 73 milhas náuticas, o equivalente a 135 quilómetros, a oeste da Ilha das Flores". Segundo refere o comunicado, "apresentava sintomas de acidente vascular cerebral a necessitar de cuidados médicos".

Para a concretização da operação, que envolveu "diversos meios", o "navio dirigiu-se" à ilha das Flores, "por forma a encurtar a distância a terra, tendo o resgate sido efetuado pela lancha da Polícia Marítima, que desembarcou o doente no porto das Lajes das Flores".

O Comando da Zona Marítima dos Açores adianta ainda que o tripulante "foi, posteriormente, transportada para o aeroporto, onde aguardava a aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que o transportou para a Base das Lajes, na Terceira" . Posteriormente, foi "transferido para o Hospital de Santo Espírito".

A operação envolveu o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o CODU-MAR, um avião C-295 FAP, uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e uma lancha do Comando Local da Polícia Marítima das Flores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+