Tempo
|
A+ / A-

Centenas de professores protestam em Lisboa em defesa da carreira docente

05 out, 2021 - 17:08 • Lusa

Entre as principais reivindicações, a estrutura sindical sublinha a recomposição da carreira e o regime de aposentação.

A+ / A-

Centenas de professores e dirigentes sindicais uniram-se, esta terça-feira, junto ao Ministério da Educação, em Lisboa, numa manifestação em prol da dignidade e valorização profissional e em protesto contra o desrespeito pela negociação coletiva.

O protesto, que assinalou o Dia Mundial do Professor, partiu do largo de Santos até ao Ministério da Educação (ME), na avenida Infante Santo, onde Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), vai encerrar a iniciativa.

Os manifestantes exibiram bandeiras dos vários sindicados afetos à Fenprof e foram também visíveis cartazes com palavras de ordem sobre a aposentação, carreiras, concursos, entre outras matérias que integram as reivindicações dos docentes.

A manifestação decorreu, até momento, de forma tranquila, acompanhada por alguns elementos da PSP.

Para a Fenprof, a manifestação acontece numa altura em que se vive um "quadro de grande ataque à dignidade profissional docente e de enorme desrespeito pelo direito à negociação coletiva".

Entre as principais reivindicações, a estrutura sindical sublinha a recomposição da carreira, o regime de aposentação e rejuvenescimento da profissão, horários e condições de trabalho, precariedade profissional e o regime de concursos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gil Vicente
    05 out, 2021 Graça 19:41
    Protestem também contra o Poder discricionário e arbitrário dos Diretores. Há Diretores e subdiretores a valerem-se do cargo para nos horários darem horários certinhos e arrumadinhos aos "amiguinhos" e horários com letivas e não letivas estrategicamente colocadas para forçarem um horário de 10h com 4 ou 5 horas de aula - o resto é só furos. E fazem isso porquê? Porque a lei deixa e os Sindicatos só servem para cobrar quotas.

Destaques V+