Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segurança Social

13 mil chamadas, 19 mil pessoas apoiadas. Pandemia aumentou procura da Linha de Emergência Social

30 set, 2021 - 20:16 • Ana Carrilho com redação

Mais de um terço dos pedidos referem-se a situações de pessoas que ficarem sem alojamento por dificuldades financeiras, desemprego ou por conflitos familiares.

A+ / A-

A linha de Emergência Social – o 144 – recebeu 13 mil chamadas e respondeu a 19 mil pessoas só este ano, anuncia a ministra do Trabalho e da Segurança Social.

A pandemia da Covid-19 fez aumentar a procura deste serviço e mais de um terço dos pedidos referem-se a situações de pessoas que ficarem sem alojamento por dificuldades financeiras, desemprego ou por conflitos familiares.

A ministra Ana Mendes Godinho revela que a linha de Emergência Social, criada há 20 anos, vai ser reforçada com a pela criação de uma rede integrada de resposta personalizada, com projetos piloto em Braga e em Faro.

O objetivo, diz a governante, é “garantir que, ao nível local, há uma rede articulada para respostas de emergência como alojamento, alimentação, medicamentos, integração profissional que fazem a ponte com a linha 144. Quem passa a ligar para a linha 144, ela põe em contacto com estas redes de resposta de emergência social a nível local”.

O Governo vai, ainda, criar uma Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, que vai ser financiada com as verbas do PRR. O objetivo é “garantir que passamos a ter uma capacidade de alojamento em todo o país através da disponibilização de imóveis que passam a fazer parte de uma bolsa nacional para responder a estas situações de emergência social”, esclarece Ana Mendes Godinho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+