Tempo
|
A+ / A-

Lisboa fecha cinco centros de vacinação para a Covid-19

28 set, 2021 - 15:55 • João Carlos Malta

Dos oito centros que funcionaram durante o processo de vacinação, ficam três. As inoculações vão passar a fazer-se tendencialmente nos centros de saúde.

A+ / A-

Lisboa vai ficar com três centros de vacinação para a Covid-19. Na capital, o processo prosseguirá no centro da Ajuda, no Pavilhão 3 do Estádio Universitário e nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, que continuam a funcionar de segunda a sexta-feira.

Segundo o comunicado da Câmara Municipal de Lisboa, cinco dos seus oito centros de vacinação em funcionamento vão ser encerrados até ao dia 4 de outubro. Neste momento, já foram desativados os Centros do Pavilhão 1 do Estádio Universitário, o Pavilhão Manuel CastelBranco e oCentro Hindu de Portugal. O Centro de Vacinação do Altice Arena encerra a partir de 1 de outubro. O último centro a fechar portas será o do Picadeiro do Real Colégio que suspende a sua atividade até dia 4 de outubro.

Portugal está muito perto de alcançar a meta dos 85% de população vacinada contra a Covid-19, e a maioria dos centros de vacinação vão ser encerrados.

A partir de agora, e para os que ainda não foram vacinados, o proceso passará maioritariamente pelos centros de saúde.

O vice-almirante Gouveia e Melo revelou nesta terça-feira que 84,3% da população portuguesa já está totalmente vacinada e "rapidamente a caminho dos 85%", meta que deve ser atingida daqui a "uma semana, semana e meia".

Num encontro com o primeiro-ministro, a ministra da Saúde e outros responsáveis, o vice-almirante Gouveia e Melo disse ainda que vão começar a telefonar às pessoas que já tiveram Covid-19 e ainda não foram à vacinação. Gouveia e Melo referiu também que há 86,4% da população com uma primeira dose.

Olhando para o total da população que pode ser vacinada, Gouveia e Melo refere que só falta vacinar "345 mil pessoas dos quais 140 mil ainda não são elegíveis [por terem tido Covid nos últimos três meses]". O responsável pela "task force" adiantou que " há 80 mil pessoas que já recuperaram e ainda não foram à vacinação".

Segundo o vice-almirante, em números redondos, Portugal recebeu 20 milhões de doses de vacinas, tendo doado cerca de 10% (dois milhões de doses) e há outros dois milhões ainda "em stock".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+