Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maria Lúcia Amaral

Provedora diz que não há explicação para falta de centros de acolhimento para quem pede asilo

28 set, 2021 - 22:35 • Lusa

A provedora lembrou que só quando o espaço equiparado a centro de detenção temporária no aeroporto de Lisboa esteve encerrado entre abril e agosto de 2020, na sequência do homicídio do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk, se decidiu que os requerentes de asilo não ficariam naquele local a aguardar decisão

A+ / A-

A Provedora de Justiça defendeu, esta terça-feira, que “não há explicação” para que ainda não tenham sido criados centros de acolhimento de requerentes de asilo em Lisboa e Faro, sobretudo na capital, onde a questão é mais preocupante.

“Esse é de facto um grande ponto de preocupação”, disse a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, no parlamento, onde, esta terça-feira, esteve para apresentar aos deputados os relatórios de balanço de atividade e do Mecanismo Nacional de Prevenção relativos a 2020.

A provedora lembrou que só quando o espaço equiparado a centro de detenção temporária no aeroporto de Lisboa esteve encerrado entre abril e agosto de 2020, na sequência do homicídio do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk enquanto estava à guarda do Estado, se decidiu que os requerentes de asilo não ficariam naquele local a aguardar decisão, mas seriam transferidos para instalações do Conselho Português de Refugiados (CPR) e do Serviço de Jesuítas aos Refugiados (JRS).

“Era uma decisão certa e não se compreende como não foi tomada antes. Mas foi tomada para o de Lisboa, não o de Faro”, disse a provedora, lamentando que a questão continue por resolver e que os problemas persistam.

“Lamento que a conversa do ano passado perante os senhores deputados se repita, mas é que nada mudou. E continuamos a ter problemas porquê? Porque o Estado precisa, para alojar estas pessoas que chegam e que não são admitidas, de um lugar outro que não seja a unidade habitacional de Santo António, do Porto, porque é o único que existe. E precisamos de um nas imediações de Lisboa. Os problemas que a República tem aparecem nas fronteiras aeroportuárias, particularmente no aeroporto de Lisboa. Não sei porque é que esse problema ainda não foi resolvido, não há explicação”, disse.

Maria Lúcia Amaral referiu também, em resposta à deputada do PSD Mónica Quintela, que há “debilidades e fragilidades” na ressocialização dos reclusos em Portugal, nomeadamente em termos ocupacionais, de emprego e educação, mas apontou também problemas nos centros educativos ao nível da saúde mental, que, defendeu, a comunidade pode resolver por se tratar de um universo reduzido de intervenção.

Sobre o recente diploma aprovado pelo Governo, em Conselho de Ministros, que reorganiza a orgânica da Provedoria de Justiça, Maria Lúcia Amaral respondeu às dúvidas dos deputados garantindo que o diploma é suficiente para reorganizar de forma eficaz o seu funcionamento, permitindo uma gestão temática das respostas e uma maior triagem das queixas.

Sublinhou ainda estar convicta de que esta reorganização que racionaliza meios “não precisa de maior orçamento”, permitindo retirar da sua orgânica funções obsoletas, como a de reprografia, e redistribuir meios de forma mais eficaz, de forma a “modernizar” a instituição.

A nova orgânica vai permitir enquadrar no ordenamento jurídico nacional o Mecanismo Nacional de Proteção, que funciona na dependência do Provedor de Justiça desde a entrada em atividade, mesmo que sem reconhecimento ou existência jurídica.

A provedora, que termina o seu mandato em novembro, e que aproveitou para fazer um balanço do quadriénio em funções, ouviu ainda o deputado Duarte Marques, do PSD, afirmar “que bom que era” se Maria Lúcia Amaral aceitasse fazer mais um mandato, mas não fez qualquer comentário em resposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+