Tempo
|
A+ / A-

Covid-19 pode vir a ser erradicada, diz Francisco George

25 set, 2021 - 08:56 • Lusa

Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa deixa críticas e diz ter uma grande certeza: "Vamos ter mais epidemias, vamos ter mais pandemias. Isto sabemos desde sempre".

A+ / A-

Veja também:


O especialista em saúde pública Francisco George admite que o vírus que provoca a Covid-19 venha a ser erradicado, porque há hoje meios para tal. Mas recusa projetar uma data.

Em entrevista à agência Lusa, o médico e antigo diretor-geral da Saúde considera que ainda é cedo para se perceber o que se vai passar com o novo coronavírus, mas admite: "Há ferramentas e meios que a ciência hoje disponibiliza que podem vir a controlar e eliminar o vírus".

"É possível que isso venha a acontecer. Ninguém pode dizer que nunca nos libertaremos deste vírus. Mas também ninguém pode dizer que nos vamos libertar o vírus dentro de pouco tempo", afirma.

A luta contra o Sars-Cov-2, que provoca a doença Covid-19, é um assunto que está, diz, em análise permanente, ao nível mundial. E acrescenta: "Nós, aqui em Portugal, também deveríamos ter mais pensamento sobre estas questões, e equipas que devem seguir estes problemas, para antever na medida do possível aquilo que possa acontecer".

Porque, garante, é preciso antecipar a reemergência ou a emergência de novos problemas.

Na entrevista, Francisco George não se cansa de enfatizar a importância do estudo, da análise científica, do trabalho de prevenção. Porque a natureza de um vírus como o atual assim o exige.

Cauteloso, o especialista não quer avançar se no inverno vai haver, como no ano passado, um aumento exponencial de casos de Covid-19. E lembra, sem ser crítico, mas compreendendo, declarações de Graça Freitas, atual diretora-geral da Saúde, no início da pandemia, a minimizar a importância do novo coronavírus.

"Aquilo que se diz hoje pode perder atualidade; é verdade naquele dia, mas pode não ser verdade uma semana depois. Este vírus apresenta uma capacidade de mutação que nós já conhecemos pela formação das variantes que estão a circular. Isso é verdade, mas ainda é cedo para antever o final da pandemia. Nós ainda não podermos dizer acabou", diz.

Variantes resultam da "magnitude epidémica"

As variantes, explica, resultam de um conjunto de mutações do vírus durante a fase de replicação nas células, e estão relacionadas com a magnitude da propagação epidémica, pelo que é mais passível de acontecerem em países grandes, como a China ou a Índia.

Um conjunto de pequenas alterações formam uma variante e essa variante adquire características que podem ser melhores ou piores do que a estirpe inicial, diz, para explicar o quanto é difícil ter certezas nesta matéria.

Mas certo é que a história recente da medicina mostrou que os vírus podem ser eliminados e controlados. Aconteceu, lembra, com a varíola, considerada erradicada, deve acontecer com a poliomielite.

E há as vacinas, sobre as quais Francisco George fala diversas vezes. E entretanto surgirão os medicamentos, admite.

Segundo Francisco George, os Estados, sobretudo no Ocidente, não fazem investigação científica no sentido de produção de vacinas, o que compete às empresas farmacêuticas.

O que agora aconteceu, refere, foi que se percebeu que, tendo o vírus sido sequenciado, era mais rápido procurar uma vacina do que um antiviral.

"E foi isso que aconteceu em todos os centros da indústria farmacêutica, de diferentes continentes, que produziram uma vacina quase simultâneo, se bem que com características distintas", diz.

E acrescenta: "No que respeita aos medicamentos, a linha de trabalho foi estudar os antivirais que tinham sido ensaiados na epidemia de ébola de 2014".

Nessa linha de investigação foram selecionados alguns medicamentos que agora estão em fase avançada de estudo e que podem "estar acessíveis em breve".

E conclui Francisco George: é natural que venhamos a ter em breve mais medicamentos.

Mundo falhou na preparação de pandemias

O mundo falhou na preparação de pandemias como a Covid-19, ainda que alertado por outras doenças emergentes desde há 40 anos, alerta o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

Diretor-geral da Saúde entre 2005 e 2017, Francisco George estranha que não se tivesse admitido que podiam surgir novas doenças e não houvesse uma preparação para elas, à luz de outros coronavírus neste século (SARS logo no início do século e depois, em 2012, o MERS).

Mas Francisco George vai mais atrás e recua a 1980 para lembrar o aparecimento da SIDA, também uma doença que até então não existia.

"O que é estranho neste processo é que muitos governos, muitos governantes, muitos médicos, muitos cidadãos, não tenham compreendido o fenómeno de 1980 com o aparecimento de um novo vírus, de uma nova doença que até então não tinha existido", diz.

Um ano antes, em 1979, ninguém admitia que novas doenças pudessem surgir, as faculdades não ensinavam aos seus estudantes cenários desta natureza, de novas epidemias. As lições, afirma, eram baseadas sobretudo no controlo dos problemas, acabar com doenças como se tinha feito com a varíola.

"Era o tempo do controlo do paludismo. Era o tempo do controlo do sarampo, que também foi eliminado, do controlo e eliminação da poliomielite. Eram esses os temas de estudo nas academias, e nunca o cenário de poder surgir uma questão nova".

Mas surgiu. E nessa altura, em 1980, as autoridades académicas e os governos foram alertados para a necessidade de reforçar as unidades de saúde pública. Mas Francisco George é perentório: em Portugal, apesar dos "sucessivos alertas", até internacionais, as unidades de saúde pública "nunca foram motivo de atenção".

"Muitas vezes os programas eleitorais falavam do reforço da saúde pública, mas depois na prática não havia reforço", diz, considerando que um dia é preciso olhar para trás "com duas lupas", uma política e outra científica, e ver o que aconteceu desde 1980.


O que é estranho neste processo é que muitos governos, muitos médicos, muitos cidadãos não tenham compreendido o fenómeno de 1980 com o aparecimento de um novo vírus.


É preciso ver, considera, as promessas e os porquês do não cumprimento dessas promessas em termos de saúde pública, como é preciso um olhar de base científica para perceber os erros que terão sido cometidos.

"Um deles podemos já adiantar, a saúde pública e as suas infraestruturas, as suas estruturas, foram surpreendidas com, digamos, a força deste furacão" que foi a Covid-19.

Por isso, defende, é preciso dar atenção aos equipamentos de saúde pública, ao seu pessoal, e reforçar a defesa do país até em termos de segurança nacional, através do reforço das unidades de saúde pública.

"Sempre foi uma luta que considero que, ao nível pessoal terei feito, mas provavelmente não terei feito o melhor, porque se tivesse feito melhor o resultado teria sido outro", reconhece.

"Faltou atenção à saúde pública"

Em Portugal, resume, faltou atenção à saúde pública, e ainda que tivessem existido anúncios "não houve desenvolvimento daquilo que tinha sido anunciado para reformar a saúde pública a nível nacional".

Em tom professoral, Francisco George explica que o sistema português de saúde foi concebido em três grandes componentes: a componente centros de saúde, a componente médicos de família e a componente hospitalar.

"E a verdade é que todos nós percebemos que a pandemia teve no início dificuldades, sobretudo porque nenhuma destas três componentes estava preparada para este confronto", prossegue.

Epidemiologistas não são meteorologistas

No mesmo tom, cruzando os dedos na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, entidade a que preside atualmente, Francisco George recua para outras pandemias antes da Covid-19, explica conceitos e compara a atual pandemia com outras.

Pandemia é uma epidemia que se propaga simultaneamente em mais de um continente, e assim foi logo no primeiro trimestre de 2020, afirma, lembrando, no entanto, que os coronavírus são conhecidos dos médicos e cientistas há mais de 50 anos, como são conhecidas as doenças que provocam também em animais.

E recorda a Sars-Cov, um surto de síndrome respiratória aguda grave identificada em 2003, com origem no sudoeste asiático e de natureza zoonótica (vinda da civeta, uma espécie de gato), ou uma década depois outro surto respiratório grave, chamado de MERS-Cov, com mais expressão no Médio Oriente.

Mas porquê mais um coronavírus na China? Francisco George, licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, especialista em saúde pública, antigo delegado de saúde, atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, foi funcionário da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 1980 a 1991 e nessa condição trabalhou na China, recorda.

Explica que a China é um país com excesso de população, onde em todo o lugar cada um se confronta com multidões, pelo que é fácil a transmissão de doenças. "Só quem não conhece a China não percebe a facilidade de transmissão na comunidade", agravada pelo facto de animais silvestres serem fonte de alimentação.

Um coronavírus é assim chamado porque as espiculas (idênticas a espigas) que se encontram na superfície do vírus, em termos de fotografia eletrónica, fazem lembrar uma coroa. É também assim o SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, só que este, ao contrário de outros, surgiu em ondas sucessivas, surpreendendo todos.

"Estamos perante uma nova doença que inesperadamente atinge todo o globo, e é bom que se compreenda que a epidemiologia não é como a meteorologia. Na meteorologia, pode-se antecipar um furacão e classificá-lo, e anunciar com antecedência aquilo que irá acontecer. Mas os epidemiologistas não têm meios, não têm ferramentas, não têm conhecimentos para antever, para antecipar, como acontece na meteorologia, aquilo que irá acontecer".

Por isso Francisco George confessa-se incapaz de dizer o que vai acontecer quanto ao Sars-Cov-2, identificado na China no final de 2019. Admite-se, diz, que este coronavírus possa ser controlado, quando houver uma vacinação eficaz em todo o planeta.

Um vírus "bom"?

Mas nega que se saiba ainda pouco sobre o novo coronavírus – diz que, pelo contrário, há muitas certezas, a doença foi identificada rapidamente. Devemos espantar-nos, assegura, com a rapidez com que o vírus foi identificado, sequenciado e feita uma vacina. "Isto é um sucesso".

E recusa também considerar o Sars-Cov-2 um vírus "bom", no sentido de que apesar de muito transmissível não ser excessivamente letal. Não se pode dizer tal, frisa, até pelo respeito pelos milhares de pessoas, em Portugal e no mundo, que morreram.

Há vírus que provocam doenças mais graves, mas a letalidade, que é a probabilidade de uma doença provocar a morte, apesar de ser baixa comparada com outros, não pode ser ignorada, diz.

Mas Francisco George recusa considerá-lo um vírus "bom e diz que não sabe como ele vai evoluir. Mas tem uma certeza, uma grande certeza: "Vamos ter mais epidemias, vamos ter mais pandemias, isto sabemos desde sempre".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    25 set, 2021 Madeira 09:47
    O Dr George, esqueceu os países que não receberam ainda a vacinação e os que a recusam. Daí poderão surgir novas variantes, logo a Covid-19 irá andar sempre por aí. Como não somos todos crianças, seria bom falar verdade aos portugueses. Eu não vou atrás de cantigas.

Destaques V+