Tempo
|
A+ / A-

UGT vai ter dois candidatos à liderança pela primeira vez

23 set, 2021 - 17:54 • Lusa

Mário Mourão enviou uma carta ao presidente da tendência sindical socialista da UGT, a anunciar a sua candidatura à presidência da tendência e, por inerência, a secretário-geral da central.

A+ / A-

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal, Mário Mourão, anunciou esta quinta-feira a sua candidatura à liderança da UGT, salientando "o papel insubstituível" da central na luta contra os despedimentos e defesa dos direitos dos trabalhadores. Esta é a primeira vez que a presidência da TSS/UGT conta com mais do que uma candidatura.

Mário Mourão enviou uma carta ao presidente da tendência sindical socialista da UGT (TSS/UGT), Carlos Silva, a anunciar a sua candidatura à presidência da tendência e, por inerência, a secretário-geral da central.

"Nunca é demais salientar o papel insubstituível que a UGT e a TSS têm desempenhado na luta contra esta chaga social e na defesa dos legítimos direitos e interesses dos trabalhadores", disse na carta dirigida a Carlos Silva, que a UGT divulgou à imprensa.

Segundo o sindicalista, foram "todos estes desafios" que o levaram a decidir candidatar-se aos cargos atualmente ocupados por Carlos Silva.

Na missiva, Mário Mourão disse que a decisão não foi fácil, tendo em conta o "momento difícil que se vive no setor bancário", em cuja luta diz estar "seriamente empenhado".

"Mas, com o orgulho decorrente do legado da nossa central, e após o profícuo diálogo [...] travado com os diversos sindicatos filiados na UGT, entendo ter chegado o momento de assumir tão pesadas e quão honrosas responsabilidades", afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal (SBN, antigo Sindicato dos Bancários do Norte) garantiu que respeitará na íntegra a decisão que for tomada no congresso da TSS/UGT e que, caso seja eleito, dará a mesma atenção a todos os setores da sociedade.

"Só assim, em unidade, continuaremos a fortalecer-nos e a travar, com lealdade, mas com determinação, os combates que nos forem exigidos pela sociedade portuguesa [...] digam eles respeito ao setor público, setor empresarial do Estado ou setor privado", afirmou na carta. .

O secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), José Abraão, anunciou na quinta-feira passada, dia 16, que se vai candidatar à liderança da UGT.

Quando, há cerca de ano e meio o atual secretário-geral da UGT, Carlos Silva, reafirmou que não se recandidataria à liderança da central, José Abraão manifestou a sua disponibilidade.

Cabe ao congresso da tendência sindical socialista, marcado para meados de novembro, decidir quem será o seu presidente e consequentemente o candidato a secretário-geral da UGT.

Normalmente é o presidente da tendência sindical socialista que se candidata posteriormente ao cargo de secretário-geral da UGT, embora estatutariamente possam apresentar-se outros candidatos no congresso da central, desde que reúnam os apoios necessários, mas isso nunca aconteceu na história da UGT.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+