Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal avança para a terceira fase de desconfinamento. Conheça as medidas

23 set, 2021 - 15:26 • Redação

Conselho de Ministros aprovou novo alívio das restrições a partir de 1 de outubro.

A+ / A-

Veja também:


"Estamos agora em condições de avançar para a terceira fase", afirmou o primeiro-ministro no final do Conselho de Ministros que se reuniu esta quinta-feira para aprovar um novo alívio de restrições no âmbito da pandemia de Covid-19.

António Costa confirmou que a última fase de desconfinamento vai avançar como estava planeado, a 1 de outubro, e anunciou alterações ao uso de máscara e do certificado de vacinação, bem como a reabertura de discotecas e bares e fim do limite de lotação em vários espaços.

O uso de máscara passará a ser obrigatório apenas em transportes públicos, em lares, em estabelecimentos de saúde e hospitais, em salas de espetáculos e eventos e em grandes superfícies, e vai cair no recreio das escolas.

A partir do dia 1 de outubro deixará de ter de mostrar o certificado digital de vacinação à entrada de restaurantes, mas há várias outras atividades ou espaços em que este continuará a ser necessário.

As discotecas, que estavam encerradas desde março de 2020, voltam a poder abrir como espaço de dança. Até agora só podiam operar em modo restauração, se tivessem licença para tal.

Portugal passa do atual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 1 de outubro, anunciou António Costa.

O primeiro-ministro alerta que a “pandemia não acabou”, apesar da nova fase do plano de desconfinamento, e apelou à responsabilidade individual dos portugueses para prevenir os contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Recusou também as críticas por anunciar o alívio de restrições por causa da Covid-19 a três dias das eleições autárquicas, contrapondo que as medidas agora anunciadas foram calendarizadas em 29 de julho.

Medidas a partir de 1 de outubro

  • Fim dos limites horários;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias sem limite máximo de pessoas por grupo, quer no interior quer em esplanadas;
  • Necessário certificado ou teste negativo para: viagens por via aérea ou marítima, visitas a lares e estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos, bares e discotecas;
  • Eliminação da recomendação de teletrabalho;
  • Eliminação da testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores;
  • Fim da limitação à venda e consumo de álcool;
  • Fim da necessidade de certificado ou teste nas aulas de grupo em ginásios;
  • Obrigatoriedade de uso de máscara em transportes públicos, incluindo o transporte aéreo, estruturas residenciais para pessoas idosas, hospitais, salas de espetáculos e eventos e grandes superfícies;

O anúncio surge numa altura em que Portugal se aproxima dos 85% de população vacinada, meta definida para o início da derradeira fase de reabertura da sociedade.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Alberto da Cruz
    23 set, 2021 PORTO 18:45
    Sabem dizer se será aliviada a obrigatoriedade de uso de máscara nas missas?

Destaques V+