Tempo
|
A+ / A-

Conselho de Ministros

Máscaras deixam de ser obrigatórias no recreio das escolas

23 set, 2021 - 15:57 • Hélio Carvalho

O primeiro-ministro anunciou que o uso de máscara será obrigatório em locais de risco, como lares e transportes públicos, ou em grandes concentrações.

A+ / A-

Veja também:


O Governo anunciou esta quinta-feira que o uso de máscara passará a ser obrigatório apenas em transportes públicos, em lares, em estabelecimentos de saúde e hospitais, em salas de espetáculos e eventos e em grandes superfícies.

De fora do esclarecimento inicial do primeiro-ministro no final da reunião de Conselho de Ministros, ficam locais como as escolas e os locais de trabalho - o primeiro-ministro esclareceu que, nas escolas, o uso de máscara deixa de ser obrigatório apenas nos espaços exterior das escolas (continuando a ser usada a máscara nas salas de aula).

António Costa explica que o critério são "locais de grande frequência, "locais de risco devido à população vulnerável e locais onde se podem vir a verificar grandes aglomerações de pessoas por um período duradouro", como eventos culturais.

Sobre as máscaras nas discotecas e bares, que podem agora reabrir, Costa disse que "não faz sentido tornar máscara obrigatória nos bares e discotecas", já que estes espaços exigem a apresentação de certificado.

Ainda assim, o primeiro-ministro recomenda que o uso de máscara continue a ser praticado por precaução e "sempre que há dúvidas" sobre a segurança das pessoas à volta, ainda que deixe de ser obrigatório na situação de alerta para o qual o país avança.

Além destas medidas, o Governo anunciou ainda o fim dos limites de lotação em eventos, lojas e casamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+