Tempo
|
A+ / A-

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas

17 set, 2021 - 07:41 • Fátima Casanova , Olímpia Mairos

Depois de ontem Itália ter aprovado a obrigatoriedade de certificado de vacinação a todos os trabalhadores, António Saraiva defende que os trabalhadores não vacinados devem suportar o custo dos testes.

A+ / A-

Veja também:


O líder da Confederação Empresarial de Portugal defende que seja criada, com rapidez, legislação que obrigue os trabalhadores a fazerem teste à Covid-19.

À Renascença, em dia de reunião de Concertação Social, António Saraiva diz existirem empresas com problemas internos, porque há funcionários que se recusam a trabalhar com colegas que não se vacinaram.

Para garantir a saúde de todos, o presidente da CIP pede ao Governo que torne os testes obrigatórios.

“Terá que ser, obviamente, uma diretiva emanada do Governo, porque sendo dada às pessoas a liberdade de não serem vacinadas, não se lhes pode dar a liberdade de, com esse seu ato, aumentarem a probabilidade de infetarem uma comunidade empresarial, seja ela qual for”, defende.

O presidente da CIP acrescenta que, nestes casos, o pagamento dos testes deve ficar a cargo dos trabalhadores.

Enquanto não vier a ser obrigatório a vacinação em termos legais então, pelo menos, que os trabalhadores sejam obrigados à testagem periódica e a seu cargo”, diz António Saraiva que quer ver este assunto debatido na Concertação Social.

O tema surge depois de a Itália ter aprovado o certificado de vacinação ter aprovado o certificado de vacinação "passaporte sanitário" a todos os trabalhadores, tornando-se, assim, o primeiro país europeu a exigir o documento.

Quem não apresentar o certificado ou levar uma falsificação, enfrentará multas financeiras e até mesmo a suspensão temporária do emprego, embora isso não signifique que possa ser despedido.

"O objetivo é aumentar a segurança no local de trabalho", explicou a ministra dos Assuntos Regionais, Mariastella Gelmini, citada pela agência espanhola Efe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+