Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Serviços prisionais investigam morte de três reclusos

16 set, 2021 - 13:09 • Marina Pimentel

Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais não confirma notícia de que as mortes foram provocadas por uma nova droga.

A+ / A-

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) considera abusiva e prematura a notícia de que os três reclusos que morreram, na quarta-feira, foram vitimados pelo consumo de uma nova droga, conforme adianta na edição de hoje o “Correio da Manhã”.

Em resposta a uma pergunta colocada pela Renascença, a DGRSP confirma que se registaram, ontem, dia 15 de setembro, dois óbitos de reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa. Ambos eram objeto de acompanhamento clínico e um deles padecia de problemas cardíacos.

Um dos reclusos foi encontrado sem vida na sua cela individual e outro sentiu-se mal pela manhã, tendo sido objeto de manobras de reanimação efetuadas pelos serviços clínicos do estabelecimento que, no entanto, não resultaram.

A DGRSP esclarece que, além de ter sido ativado o INEM, foi chamado órgão de polícia criminal e os corpos conduzidos para o Instituto Nacional de Medicina Legal para efeitos de autópsia, tendo em vista o apuramento da causa de morte de cada um dos reclusos.

Por isso, é prematura e abusiva a associação entre estes óbitos e uma determinada causa, como é caso do consumo de estupefacientes, sublinha a direção-geral.

Os Serviços Prisionais confirmam também que um recluso do Estabelecimento Prisional de Alcoentre morreu durante o sono, na sua cela. Também neste caso se aguardam os resultados da autópsia.

A DGRSP informa ainda que foram abertos processos de averiguação internos para apuramento das circunstâncias em que as mortes tiveram lugar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+