Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. INSA espera aparecimento de novas variantes

16 set, 2021 - 17:20 • Lusa

"Enquanto houver grandes desequilíbrios" no mundo na vacinação contra a a covid-19, "é mais do que normal que apareçam novas variantes" do SARS-CoV-2, afirma microbiologistas João Paulo Gomes.

A+ / A-
Como é que as novas variantes alteraram a meta da imunidade de grupo?
Como é que as novas variantes alteraram a meta da imunidade de grupo?

O microbiologista João Paulo Gomes disse hoje que é esperado em Portugal o aparecimento de novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2 face ao desequilíbrio da vacinação contra a covid-19 no mundo.

João Paulo Gomes, que trabalha no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), falava na sessão de apresentação "Situação epidemiológica da covid-19 em Portugal", na sede do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.

Segundo o especialista, "enquanto houver grandes desequilíbrios" no mundo na vacinação contra a a covid-19 - com países com baixa taxa de imunização - "é mais do que normal que apareçam novas variantes" do SARS-CoV-2.

Como consequência desse desequíbrio na vacinação à escala global, "é esperado o aparecimento de novas variantes" mesmo em países como Portugal, onde existe "elevada taxa de vacinação" contra a covid-19, assinalou João Paulo Gomes.

O investigador do Insa explicou que nos países com baixa taxa vacinação há "mais vírus em circulação" que levam à "emergência de novas variantes".

Atualmente, a variante Delta do SARS-CoV-2, a mais contagiosa de todas e considerada de preocupação pela Organização Mundial da Saúde, domina à escala global, incluindo em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+