Tempo
|
A+ / A-

PSP registou 3 mil ocorrências nas escolas no último ano letivo

15 set, 2021 - 12:38 • Fátima Casanova

Numa análise retrospetiva dos últimos anos, a PSP destaca a tendência de aumento de participações por ameaças, sublinhando que os jovens estão a denunciar mais precocemente, evitando o conflito físico.

A+ / A-

A PSP registou um total de 3.014 ocorrências nas escolas no ano letivo 2020/2021, um ano marcado por mais de dois meses de ensino à distância.

Num ano letivo atípico, desceram as participações por agressões, injúrias, ameaças, vandalismo, roubo e perturbação de atividades escolares.

Numa análise retrospetiva dos últimos anos, a PSP destaca a tendência de aumento de participações por ameaças, sublinhando que os jovens estão a denunciar mais precocemente, evitando o conflito físico.


“Temos assistido a um gradual aumento do número de participações por injúrias e ameaças e consideramos que este é um bom indicador, porque reflete que os jovens estão, cada vez mais, a denunciar mais precocemente o conflito. É quando ainda estamos na fase da injúria e da ameaça que os jovens tomam iniciativa de participar às forças de segurança, na maioria das vezes com o apoio das escolas, e isso impede que o conflito avance em escalada até ao momento da agressão”, explica à Renascença Hugo Guinote, da PSP.

Até ao próximo dia 24, no arranque de novo ano letivo, a PSP está a promover uma operação nacional, com o objetivo de prevenir os ilícitos e verificar as normas vigentes no âmbito do combate à pandemia.

“Esta é a primeira das operações e a PSP tem definidos como principais desafios para todo o ano letivo acompanhar o retomar da interação social entre os jovens, seja em ambiente físico seja nas redes sociais”, conclui o subintendente Hugo Guinote.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+