Tempo
|
A+ / A-

Mais de 250 académicos portugueses pedem que clima seja património da Humanidade

11 set, 2021 - 09:57 • Lusa

A concretizar-se esta pretensão, Portugal seria país pioneiro a abrir "uma discussão mundial sobre o estatuto jurídico do clima", definindo-o como "um bem comum que tem que ser gerido como um património".

A+ / A-

Mais de 250 académicos portugueses propuseram num abaixo-assinado que a futura lei portuguesa do clima reconheça o clima como património da humanidade.

No texto, os académicos defendem que a lei de bases do clima em discussão na Assembleia da República - com projetos de seis partidos e duas deputadas não inscritas - deve considerar o clima estável como "um bem jurídico a proteger".

A concretizar-se esta pretensão, Portugal seria país pioneiro a abrir "uma discussão mundial sobre o estatuto jurídico do clima", definindo-o como "um bem comum que tem que ser gerido como um património comum que existe objetivamente no mundo natural".

Os subscritores salientam que manter um clima estável é estrutural na sociedade e defendem que se vá mais além do que considerá-lo "preocupação comum da humanidade", o estatuto que lhe dá o Acordo de Paris para limitação do aquecimento global.

Nesse acordo, "apenas se criou um sistema multilateral em que cada um se compromete a mitigar danos, com os resultados conhecidos", apontam os signatários do documento.

Num ano em que deverão ser revistas as contribuições determinadas nacionalmente para cumprir os objetivos do Acordo, está-se "num momento crítico para ainda ser possível evitar o ponto de não-retorno em termos de Alterações Climáticas", adiantam.

A principal vantagem de considerar o clima como património seria relevar os danos que lhe foram causados mas também "os benefícios positivos gerados nesse património comum" das atividades humanas que visam a conservação ou reparação dos ecossistemas.

"Esta solução permite atribuir valor ao trabalho de conservação da natureza, sem ser necessário destruí-la para que seja reconhecida a criação de riqueza", uma condição que consideram essencial para reduzir as emissões de gases poluentes com efeito de estufa e a remoção desses gases da atmosfera, "alterando o paradigma da destruição de recursos naturais para criar riqueza", advogam.

O abaixo-assinado recolheu assinaturas de académicos das universidades do Porto, Coimbra, Lisboa, Nova, Aveiro, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Católica e outros institutos.

Está também aberto à participação de quem quiser assinar como petição dirigida à Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+