Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Forças de segurança

PSP e GNR juntas à porta do primeiro-ministro para contestar subsídio de risco

10 set, 2021 - 00:49 • José Carlos Silva

Iniciativa da ASPP e da Associação dos Profissionais da Guarda está marcada para a próxima terça-feira. Associações vão aproveitar a fase de discussão do OE2022 para pressionar Governo e partidos para que o subsídio de risco vá além dos 100 euros fixados pelo ministro da Administração Interna.

A+ / A-

As associações representativas da PSP e da GNR vão juntar-se na próxima terça-feira, dia 14, num em frente à residência oficial do primeiro-ministro para contestar a atualização do subsídio de risco.

Esta quinta-feira, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que fixa o subsídio de risco nos 100 euros em vez dos 400 reclamados pela Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) e pela Associação dos Profissionais da Guarda (APG).

“No dia 14 de setembro iremos fazer uma iniciativa juntamente com a APG”, diz à Renascença o presidente da ASPP, Paulo Santos.

Antecipando a discussão do Orçamento do Estado para 2022, o dirigente do maior sindicato da PSP promete apresentar aos partidos com assento parlamentar “os argumentos necessários para que possam pressionar o Governo e condicionar o valor que está plasmado nesta norma legal e que não corresponde nada às nossas expectativas”.

Na promulgação assinada por Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe do Estado reconhece que o valor do subsídio de risco para as forças de segurança fica “aquém das expectativas das posições sindicais” que são “antigas e justas”.

O Presidente considera, no entanto, que o valor fixado pelo Governo é "um ponto de partida que melhora a situação pré-existente".

Em conferência de imprensa, o ministro sublinhou que este aumento do subsídio de risco das forças de segurança de 31 para 100 euros representa uma despesa anual de 50 milhões de euros - "um esforço muito significativo" e sem comparação na atual legislatura - ao qual acresce cinco milhões de euros de despesa adicional, o que representa uma despesa permanente de 55 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+