Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bagão Félix recorda duas "atitudes corajosas" de Jorge Sampaio

10 set, 2021 - 11:10 • Liliana Monteiro

Antigo ministro lembra as conversas e a correspondência trocada, destacando a sensibilidade do "Presidente dos direitos humanos", epíteto que considera adequado.

A+ / A-

Veja também:


António Bagão Felix, antigo ministro das Finanças, cruzou-se politicamente com Jorge Sampaio e destaca duas decisões "corajosas" tomadas pelo antigo Presidente da República enquanto chefe de Estado.

Em declarações à Renascença, Bagão Félix recorda Jorge Sampaio, que morreu esta sexta-feira, aos 81 anos, como uma pessoa "muito honrada, com caráter e muito sensível". Apesar das diferenças, "que havia", o economista considera que ganhou, a nível pessoal e profissional, pelos contacto com o antigo Presidente e destaca dois episódios marcantes.

"Houve dois momentos que coincidiram com a minha passagem pelo Ministério das Finanças. Um foi a coragem de não ter convocado eleições depois da saída do Dr. Durão Barroso de primeiro-ministro, porque continuava a haver uma maioria na Assembleia da República. Foi uma atitude corajosa face às pressões que teve, em particular do partido de que era militante [PS]. E depois, curiosamente, também uma atitude corajosa, embora eu pessoalmente tenha discordado, mas isso não tem importância nenhuma, de ter dissolvido o Parlamento e convocado eleições gerais na altura do governo presidido pelo Dr. Santana Lopes e do qual eu fazia parte", conta Bagão Félix.

Conversas e correspondência com um homem "sensível"


Os dois políticos começaram a contactar mais regularmente quando Bagão Félix se tornou ministro das Finanças, no entanto, já conheciam desde o início da década de 1980.

"Quando fiz parte da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, encontrámo-nos muitas vezes em Estrasburgo e tínhamos conversas muito interessantes do ponto de vista do sentido da vida e das opções que temos à nossa frente", recorda.

Jorge Sampaio era "uma pessoa sensível" no trato e no "respeito pela diferença", além de "prudente, muito atenta e muito minuciosa". Trocou correspondência "várias vezes de um modo muito pessoal" com Bagão Félix, que considera adequada a classificação de Sampaio como "Presidente dos direitos humanos".

"Foi sempre uma pessoa muito sensível às questões humanas e sociais e que tinha sempre presente, no seu caminho, nas suas ideias e nas suas ações, o respeito pela dignidade e pela centralidade da pessoa humana. Portanto, nesse sentido, de facto, foi, decisivamente, um Presidente dos direitos humanos", enaltece.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+