Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal recebeu 12 refugiados sírios

09 set, 2021 - 18:45 • Redação

No total foram acolhidas 830 pessoas, em Portugal, provenientes do Egito e da Turquia e têm nacionalidades de vários países - Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália.

A+ / A-

Portugal recebeu esta quinta-feira 12 refugiados sírios, oriundos da Turquia, elevando para 830 o total de pessoas acolhidas no país ao abrigo do programa de reinstalação das Nações Unidas, anunciou o Governo.

Estes cidadãos, que chegaram a Portugal no âmbito do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), "serão acolhidos tanto a norte como a sul do país", adiantou o executivo em comunicado enviado às redações.

Segundo a mesma fonte, as 830 pessoas foram acolhidos em Portugal provenientes do Egito e da Turquia e têm nacionalidades de vários países - Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália.

"Esses cidadãos beneficiam do estatuto de refugiado concedido por despacho do ministro da Administração Interna, sendo titulares de uma declaração comprovativa do estatuto de proteção internacional, enquanto aguardam a emissão do título de residência para refugiado, nos termos da Lei de Asilo", referiu o Governo.

O comunicado salienta ainda que este processo de acolhimento e a integração tem sido um "esforço contínuo", envolvendo o estado central, as autarquias e entidades públicas e privadas e é "reconhecido pelo ACNUR, pela Organização Internacional das Migrações (OIM), pela União Europeia e pelo Conselho da Europa".

Além disso, "Portugal tem dado resposta positiva a todas as situações de emergência que decorrem de resgates no mar, tendo acolhido já 243 resgatados no Mediterrâneo ao longo dos últimos anos", avança o Governo, ao adiantar que, no âmbito do compromisso com a Comissão Europeia, encontram-se também no país 144 crianças e jovens não acompanhados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+