Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

"Enquanto crianças não estiverem vacinadas, não é possível controlar o vírus", avisa infeciologista

06 set, 2021 - 23:00 • João Malheiro

Jaime Nina avisa que é preciso "prudência" nas medidas de reabertura. A chegada do inverno e o início do novo ano letivo são fatores de risco para os próximos meses.

A+ / A-

Veja também:


O infecciologista Jaime Nina alerta para a importância de vacinar as crianças abaixo dos 12 anos, para que seja possível "controlar o vírus" e aponta que os próximos meses trazem riscos acrescidos, em declarações à Renascença, esta segunda-feira.

"É preciso prudência na reabertura. E mal haja evidência científica que as vacinas nas crianças são seguras, devemos fazer uma campanha de vacinação rapidamente", defendeu.

Jaime Nina avisou que as crianças abaixo de 12 anos, equivalem a cerca de "um milhão de portugueses que podem transmitir o vírus".

"Enquanto isso não estiver controlado, não é possível controlar o vírus", apontou, à Renascença.

Jaime Nina considerou "haver um risco" nas medidas de reabertura por dois fatores: O inverno, quando "as infeções respiratórias se transmitem mais facilmente"; e as escolas, "placas giratórias de vírus respiratórios" que podem significar um novo aumento de contágios.

O especialista apontou também que o número de mortes diárias ainda é bastante elevado.

"A média atual dá cerca de duas mil mortes por ano, ou seja, torna a Covid-19 a mais importante causa de morte, depois dos enfartes e dos AVCs, em Portugal", indicou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    07 set, 2021 Porto 08:52
    Esperemos que a caravana não pare.

Destaques V+