Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Madeira

Covid-19. Surto em Porto Santo está controlado e regista apenas nove casos ativos

07 set, 2021 - 19:01 • Lusa

Depois do pico de 91 casos na segunda semana de agosto e 300 pessoas em vigilância, o surto de Covid-19 em Porto Santo está controlado.

A+ / A-

Veja também:


O surto de Covid-19 no Porto Santo, que registou um pico de 91 casos na segunda semana de agosto, está controlado, indicou esta terça-feira o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, referindo haver apenas nove infeções ativas na ilha.

“Neste momento, temos apenas nove casos ativos, mas tivemos um pico durante o mês de agosto com dez vezes mais, 91 casos ativos, e com mais de três centenas de pessoas em vigilância”, disse Pedro Ramos.

O governante falava aos jornalistas após uma reunião com o diretor do centro de saúde do Porto Santo e também delegado de saúde local, Rogério Correia, na cidade Vila Baleira.

Pedro Ramos indicou que, para além dos nove casos ativos, há cerca de três dezenas de pessoas que estão em vigilância.

“Isto significa que, de facto, a partir da segunda quinzena deste mês a situação retorna ao normal”, afirmou, adiantando que o centro de isolamento instalado no pavilhão multiusos vai agora ser desativado.

Em agosto, o aumento dos casos de Covid-19 no Porto Santo levou as autoridades de saúde da Madeira a instalar 50 camas para isolamento de pessoas infetadas no pavilhão multiusos da ilha, uma vez que a unidade hoteleira dedicada – 46 quartos – esgotara a sua capacidade.

A ilha tem cerca de 5.000 habitantes, mas é um destino muito procurado nos meses de verão para férias, sobretudo pelos residentes na Madeira, sendo que este ano registou picos de 30.000 pessoas.

Na primeira quinzena de agosto eram frequentes as concentrações de jovens no centro da cidade Vila Baleira, por vezes mais de 2.000, sobretudo entre a hora de encerramento dos estabelecimentos, que então era às 00h00, e o recolher obrigatório, às 01h00.

“O comportamento dos jovens durante esse mês não foi o mais adequado”, sublinhou Pedro Ramos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+