Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Mais de 150 operacionais e sete meios aéreos combatem incêndio em Vila Pouca de Aguiar

06 set, 2021 - 18:37 • Redação com Lusa

O fogo entrou numa área de “povoamento muito denso”, de pinheiro bravo, o que está “a criar algumas dificuldades” aos operacionais.

A+ / A-

158 operacionais e sete meios aéreos combatem um incêndio em Soutelo de Matos, Vila Pouca de Aguiar, que entrou numa zona de pinheiro bravo e de declive acentuado, segundo informação do site oficial da Proteção Civil.

O comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Álvaro Ribeiro, explicou à agência Lusa que o incêndio decorre numa “zona de declive muito acentuado, no sopé da serra do Minhéu”, e que o “vento está a contribuir para a velocidade de propagação”.

De acordo com o responsável, o fogo entrou numa área de “povoamento muito denso”, de pinheiro bravo, o que está “a criar algumas dificuldades” aos operacionais.

Para o terreno, segundo Álvaro Ribeiro, “estão a ser projetados mais meios terrestres e meios aéreos”, estando a operar um helicóptero pesado e dois aviões médios.

O fogo teve início pelas 23h25 de domingo, numa zona de mato da localidade de Soutelo de Matos, freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros e pela 01h00 entrou em fase de resolução, tendo-se verificado uma reativação às 15h30 desta segunda-feira.

“A tendência é o vento perder força e, nesse caso, termos alguma janela de oportunidade para atacar o incêndio”, referiu o comandante distrital.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+