Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa. "Não há espaço para concorrência" entre forças e serviços de segurança

06 set, 2021 - 14:20 • Celso Paiva Sol , com redação

António Costa falava na tomada de posse novo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI), Paulo Vizeu Pinheiro.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirma que não há lugar para concorrências entre as forças e serviços de segurança. António Costa falava esta segunda-feira na tomada de posse novo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI).

“Nós temos um Sistema de Segurança Interna que é complexo, é composto por múltiplas forças e serviços. Por isso, a existência desse Sistema de Segurança Interna é absolutamente fundamental”, declarou António Costa.

“Creio que a lei, hoje, já não deixa zonas cinzentas, que permitam ter dúvidas sobre o que compete a cada qual. Não há espaço para a concorrência, há espaço para a cooperação”, sublinhou o primeiro-ministro.


O chefe de Governo falava no discurso de tomada de posse de Paulo Vizeu Pinheiro, o novo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, cargo que faz a coordenação das diversas polícias.

Paulo Vizeu Pinheiro é embaixador de carreira. Estava colocado na embaixada de Moscovo e, no seu percurso profissional, já liderou o SIED, a secreta portuguesa que atua no exterior.

No discurso que fez em S. Bento, mostrou-se favorável à realização de experiências no atual Sistema de Segurança Interna, bem como nas áreas operacionais.

“Tenho a segurança como um ativo estratégico da sociedade e da economia, e estou ciente que Portugal está em muito bom lugar. Estou também ciente que não podemos considerar esta vantagem competitiva como um dado adquirido, pelo que é em tempo de bonança securitária que se podem testar sistemas de planos operacionais”, disse Paulo Vizeu Pinheiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+