Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal disponível para acolher 550 refugiados afegãos, diz Alto Comissariado para as Migrações

03 set, 2021 - 13:01 • Lusa

Até ao momento, 31 organizações de acolhimento demonstraram "disponibilidade para apoiar, em áreas tão distintas como o acolhimento/alojamento, criação de postos de trabalho ou disponibilização de bens essenciais".

A+ / A-

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) disse esta sexta-feira que o país tem possibilidade para receber 550 refugiados afegãos, numa altura em que está ainda a ser mapeada a resposta de rede dos parceiros às necessidades de acolhimento.

"Dispomos até ao momento da confirmação de disponibilidade de acolhimento de mais de 550 cidadãos, espalhados pelo país", afirma o ACM em resposta escrita a pedidos de esclarecimento da agência Lusa.

O ACM assinala que até ao momento recebeu 31 respostas de organizações de acolhimento, "demonstrando a sua disponibilidade para apoiar, em áreas tão distintas como o acolhimento/alojamento, criação de postos de trabalho ou disponibilização de bens essenciais".

A isto, o Alto Comissariado junta "manifestações de interesse de outras organizações da sociedade civil em dar o seu contributo para apoiar nesta emergência humanitária" que se vive no Afeganistão, sendo que até 20 de agosto um formulário público para cidadãos interessados em colaborar de alguma forma no processo registou 4.429 respostas.

"Este elevado número de respostas tem vindo a ser tratado e as primeiras pessoas já foram contactadas tendo em conta a sua disponibilidade de apoio e atuais necessidades. Em breve serão contactadas os cidadãos que disponibilizaram a sua segunda habitação como local de acolhimento", frisa o ACM.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, indicou na terça-feira que Portugal recebeu nesse mesmo dia 20 cidadãos afegãos que se juntaram aos 66 refugiados que já se encontram então em território nacional.

Acrescentou que o país tinha, na ocasião, capacidade para acolher mais de 400 pessoas refugiadas.

De acordo com o ACM os refugiados afegãos chegados a Portugal nos últimos dias "encontram-se bem de saúde, calmos e ainda a instalarem-se nos espaços onde estão acolhidos".

Estão neste momento acolhidos em centros de acolhimento na área de Lisboa, referiu.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+