Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Detidos dois iraquianos por suspeita de terrorismo

02 set, 2021 - 11:36 • Marta Grosso

São suspeitos de ligações ao Estado Islâmico. Vão ser presentes a tribunal para primeiro interrogatório.

A+ / A-

A Polícia Judiciária deteve dois iraquianos em Lisboa por suspeita de adesão à organização terrorista Estado Islâmico (ou ISIS – Da’esh).

Segundo o comunicado enviado à Renascença nesta quinta-feira, os dois indivíduos estão indiciados pela “prática de crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional, de terrorismo internacional, e contra a humanidade”.

A detenção ocorreu na quarta-feira e foi levada a cabo pela Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária (PJ), que colaborou com o Ministério Público (DCIAP) na investigação.

A magistrada do Ministério Público titular do inquérito e vários quadros da investigação criminal, bem como peritos da Unidade de Perícia Tecnológica Informática (UPTI) da Polícia Judiciária também participaram na detenção.

“As provas recolhidas indiciam que os dois homens assumiram distintas posições na estrutura do ISIS/Da’esh” e estão também sob investigação das autoridades judiciárias iraquianas, refere o comunicado.

Não foram identificados indícios de que qualquer deles tenha cometido crimes de natureza terrorista em território nacional, adianta a PJ.

A detenção decorre da investigação em curso, que contou com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e, ao nível internacional, das autoridades judiciárias iraquianas, através da UNITAD-ONU, cujo apoio permitiu recolher prova indiciária bastante para imputar os referidos crimes aos detidos.

Os arguidos vão agora ser presentes a tribunal para efeito de primeiro interrogatório judicial e consequente aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+