Tempo
|
A+ / A-

Évora "vai fazer tudo" para ter um curso de medicina em 2023

02 set, 2021 - 13:05 • Anabela Góis , Olímpia Mairos

Um curso de medicina em Évora terá várias vantagens. A mais óbvia é atrair médicos para uma região carenciada, onde os concursos de colocação nunca são preenchidos.

A+ / A-

A universidade de Évora quer e "vai fazer tudo" para ter um curso de medicina, o mais depressa possível.

Segundo a reitora, Ana Costa Freitas, está a ser tudo preparado e o processo de acreditação deve ser entregue no próximo ano.

“Este ano, ainda não vamos submeter esse curso para a acreditação. A ser submetido, será em 2022. E, depois, é preciso esperar para ver se temos as condições todas. Em princípio, estaremos a pensar em abrir o curso de medicina o mais rápido possível, que será já em 2023”, diz, em declarações à Renascença.

Um curso de medicina em Évora teria várias vantagens, para além da mais óbvia que é atrair médicos para uma região carenciada, onde os concursos de colocação nunca são preenchidos.

“Tem sempre havido abertura de concursos para médicos para o hospital de Évora e há sempre dificuldades de deslocação. E é sempre mais fácil se as pessoas estiverem na região e conhecerem ficarem do que virem de Lisboa ou deslocarem-se de outras partes do país”, nota Ana Costa Freitas.

A reitora da Universidade de Évora considera ainda que, precisando o país de mais médicos, “não faz sentido ficar a sobrecarregar as universidades” de Lisboa, Porto ou Aveiro, “porque os ensinos em grande massa não são o ideal”.

“Nós devemos tentar descentralizar e nós temos um problema no Alentejo de falta de pessoas, um problema demográfico grande e tudo o que seja atrair mais pessoas para aquela região e qualificar mais as pessoas da região, eu acho que é bem vindo”, conclui a reitora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+