Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Trabalhadores da limpeza dos comboios voltam ao trabalho sexta-feira

01 set, 2021 - 18:32 • Lusa

Os trabalhadores da Ambiente e Jardim iniciaram esta quarta-feira uma greve de seis dias, contra a falta de pagamento dos salários de julho e agosto.

A+ / A-

Os trabalhadores da Ambiente e Jardim que limpam os comboios da CP cumprem na quinta-feira um segundo dia de greve, mas pretendem voltar ao trabalho na sexta-feira, ao serviço de uma nova empresa contratada pela transportadora ferroviária.

"A CP vai adjudicar amanhã [quinta-feira] a limpeza dos comboios a uma nova empresa, ou várias, consoante as zonas do país, mas nós precisamos dessa informação por escrito para desconvocar a greve, que estava prevista durar seis dias", disse à agência Lusa a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas (STAD), Vivalda Silva, esta terça-feira.

Os trabalhadores da Ambiente e Jardim iniciaram esta quarta-feira uma greve de seis dias contra a falta de pagamento dos salários de julho e agosto por parte da empresa de limpeza industrial e, segundo o STAD, a adesão foi quase total, em todo o país.

Entretanto, a CP, que se reuniu durante a tarde com o STAD, rescindiu o contrato de limpeza de comboios e instalações com a Ambiente e Jardim e lançou uma consulta para a contratação urgente de outra empresa de prestação de serviços de limpeza.

De acordo com uma nota de imprensa, a adjudicação do novo contrato deverá realizar-se na sexta-feira, "permitindo, assim, retomar o normal funcionamento da limpeza dos comboios e instalações da CP".

Segundo Vivalda Silva, na reunião desta quarta-feira, a CP disse que já tem as propostas resultantes da consulta, na quinta-feira fará a escolha e a partir de sexta-feira já terá outra ou outras prestadoras do serviço de limpeza.

"Ficou combinado que a CP no enviará amanhã, ao fim do dia, essa informação por escrito para que os trabalhadores se apresentem nos locais de trabalho na sexta-feira, já ao serviço de nova entidade patronal", disse a sindicalista.

Os cerca de 500 trabalhadores já concretizaram várias ações de luta e o STAD tem tido reuniões com os clientes da Ambiente e Jardim, que têm vindo a substituir esta empresa por outras do setor, que asseguraram aos trabalhadores a manutenção dos respetivos postos de trabalho, conforme está previsto na lei.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+