Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Novo ano judicial. Qual o primeiro grande processo a voltar a tribunal?

01 set, 2021 - 08:00 • Fátima Casanova

Há muitos casos de justiça ainda por resolver, entre os quais os de Tancos e dos Comandos.

A+ / A-

Depois de mês e meio de férias judiciais, assinala-se nesta quarta-feira, dia 1 de setembro, a reabertura do ano judicial, uma “rentrée” que vai ficar marcada por decisões nos processos dos Comandos e das armas de Tancos.

Qual vai ser o primeiro grande processo?

Vai ser o caso dos Comandos, no qual está em causa a morte dos jovens Hugo Abreu e Dylan da Silva, dois recrutas que morreram em setembro de 2016, durante o curso de Comandos que decorria em Alcochete.

Com quase três anos de julgamento, a decisão do coletivo de juízes está marcada para a próxima segunda-feira, dia 6, no tribunal de Monsanto, em Lisboa.

O Ministério Público pediu a absolvição de 14 dos 19 arguidos, quatro penas suspensas e apenas uma pena de prisão efetiva de 10 anos para o instrutor Ricardo Rodrigues.

E o caso de Tancos, também está para breve?

Sim. Daqui por pouco mais de um mês, a 11 de outubro, chega à fase de sentença o processo relativo ao furto e à alegada encenação para recuperar as armas dos paióis de Tancos, caso ocorrido em 2017.

Neste julgamento, a acusação pediu a absolvição de 11 dos 23 arguidos, entre os quais o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes.

E que casos mediáticos chegam à sala do tribunal?

O que está prestes a arrancar é o dos membros do grupo de motards Hells Angels, por crimes como associação criminosa, tentativa de homicídio, roubo e extorsão. O julgamento começa a 13 de setembro.

O processo envolve 88 arguidos, que alegadamente atacaram um grupo rival ligado ao ex-líder de extrema direita Mário Machado num restaurante em Loures – caso que ocorreu em março de 2018.

Mais algum já para setembro?

Sim, daqui a duas semanas começa o julgamento do processo E-Toupeira, com o antigo assessor jurídico da SAD do Benfica, Paulo Gonçalves, e o funcionário judicial José Silva no banco dos réus. Vão ser julgados, entre outros, pelos crimes de corrupção e violação do segredo de justiça.

Logo no dia seguinte, a 16 de setembro, arranca o julgamento do processo dos colégios GPS, onde cinco gestores estão acusados por peculato, burla qualificada e falsificação de documentos.

O Ministério Público acredita que os cinco arguidos se apropriaram indevidamente de 30 dos cerca de 300 milhões recebidos do Estado.

Olhemos para o final do ano. Com o que podemos contar?

Com vários casos, como, por exemplo, o Selminho, que envolve o presidente da Câmara do Porto. A primeira sessão do julgamento está marcada para novembro.

O ‘Football Leaks’, com o alegado pirata informático Rui Pinto, e ainda o caso que envolve Ricardo Salgado, antigo presidente do BES são outros processos judiciais que vão dar muito que falar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+