Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. “Tolerância zero" em semana de “cocktail meteorológico” desfavorável

23 ago, 2021 - 12:16 • Ricardo Vieira

Previsões apontam para tempo quente, vento e ocorrência de trovoadas nos próximos dias. Até quinta-feira haverá “tolerância zero ao uso do fogo”, diz a Proteção Civil, que pede “especial atenção ao uso das máquinas em contexto rural e florestal”.

A+ / A-

As previsões apontam para um “cocktail meteorológico” perigoso em matéria de incêndios nos próximos dias. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) defende para “tolerância zero ao uso do fogo”.

“Vamos assistir já durante o dia de hoje e durante o dia de amanhã há um aumento muito significativo do perigo meteorológico de incêndio rural, com maior expressão nas regiões do Centro e Norte”, disse o adjunto de operações nacional, Pedro Nunes, em conferência de imprensa na sede da ANEPC.

Além do tempo “quente e seco, com vento”, há outra variável que está a preocupar as autoridades: a previsão de ocorrência de trovoadas durante a tarde de hoje e durante o dia de amanhã.


"Era um paraíso, está uma tristeza". Sem apoio, produtores de Castro Marim dizem não conseguir recuperar
"Era um paraíso, está uma tristeza". Sem apoio, produtores de Castro Marim dizem não conseguir recuperar

“O que também podemos esperar fruto deste aumento são fogos com uma progressão muito rápida e que rapidamente ficam fora da capacidade de combate dos meios lançados no terreno”, explica Pedro Nunes.

Para o adjunto de operações da Proteção Civil, “temos aqui um cocktail meteorológico que nada favorece as forças no terreno”.

Por isso, até quinta-feira haverá “tolerância zero ao uso do fogo”, diz o representante Proteção Civil, que pede “especial atenção ao uso das máquinas em contexto rural e florestal”.

Perante este agravamento do risco de incêndio, foram já pré-posicionados meios dos bombeiros e de outras entidades nas zonas de Macedo de Cavaleiros, Vila Real, Castelo Branco e Loulé.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de quinta-feira ou sexta-feira “o perigo meteorológico vai decrescer de forma muito considerável”. Pedro Nunes diz que a partir dessa altura “as pessoas que trabalham no mundo rural e florestal podem retomar atividades com as cautelas exigidas”.

Desde sexta-feira até as 12h00 de hoje, foram registados cerca de 300 incêndios rurais. Nesta altura, não há nenhuma situação preocupante, sublinha o adjunto de operações da ANEPC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+