Tempo
|
A+ / A-

Algarve. GNR deteta 81 infrações por campismo e autocaravanismo ilegais

23 ago, 2021 - 17:27

Do total das infrações detetadas, 34 resultaram de campismo selvagem e de autocaravanismo em locais não permitidos e as restantes 47 por proibição de aparcamento e pernoita.

A+ / A-

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou 81 infrações relacionadas com campismo e autocaravanismo ilegais, durante uma inspeção realizada, no sábado, no Parque Natural do Sudoeste Alentejo e Costa Vicentina.

Do total das infrações detetadas, 34 resultaram de campismo selvagem e de autocaravanismo em locais não permitidos e as restantes 47 por proibição de aparcamento e pernoita, especificou a guarda em comunicado.

A operação decorreu nos concelhos algarvios de Aljezur e de Vila do Bispo - com especial incidência no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina -, locais habitualmente frequentados por centenas de autocaravanistas ao longo de todo o ano.

Segundo a GNR, a operação foi realizada com o apoio da Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve, da Polícia Marítima e da proteção civil municipal da autarquia de Vila do Bispo.

As ações de fiscalização visam mitigar as atividades de campismo selvagem e autocaravanismo ilegal nas áreas protegidas, para evitar a ocupação desordenada dos espaços públicos, zonas costeiras e áreas classificadas.

A ocupação excessiva daqueles espaços “tem consequências negativas na paisagem, no ambiente, no ordenamento do território e na saúde pública”, lê-se no documento.

A GNR adianta que irá continuar a sensibilizar os caravanistas e campistas para adotarem um comportamento mais responsável e amigo do ambiente, especialmente nas áreas protegidas.

JPC // MCL

Lusa/Fim



Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+