Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Vacinadas 45 mil pessoas na manhã de sábado. "Estamos a dar uma lição ao mundo", diz Gouveia e Melo

21 ago, 2021 - 12:13 • Hélio Carvalho , Sofia Freitas Moreira

A vacinação para os adolescentes entre os 12 e os 15 anos arrancou este sábado e estão agendadas 110 mil pessoas.

A+ / A-

Veja também:


O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo informou este sábado, até às 11h45, que foram vacinadas durante a manhã cerca de 45 mil pessoas contra a Covid-19. No dia em que foi aberta a vacinação para os jovens entre os 12 e os 15 anos, o coordenador da "task force" da vacinação não garantiu que todas as vacinações fossem desses jovens, mas a percentagem "deve rondar os 90%".

Gouveia e Melo falou aos jornalistas durante uma visita a um centro de vacinação em Alcabideche, no concelho de Cascais, e recordou que, também a partir deste sábado, a modalidade "Casa Aberta" passa a estar disponível para todas as pessoas elegíveis.

"Temos casa aberta para a população, portanto, por favor, mais novos e mais velhos, venham", pediu.

O coordenador, que há uma semana enfrentou uma manifestação de negacionistas, reiterou que o negacionismo é muito reduzido em Portugal quando comparado com os restantes países e que Portugal "está a dar uma lição ao mundo".

"Acho que é um povo fantástico, a tal barreira do negacionismo que existe noutros países, é muito pequena em Portugal. É um ato básico de civismo, estamos a dar uma lição ao mundo", disse o militar.

O contraste nas declarações do vice-almirante também foi notório na receção ao centro de vacinação. Se, na semana passada, foi recebido com insultos e gritos como "assassino", desta feita Gouveia e Melo foi recebido com aplausos.

Uma receção que deixou Gouveia e Melo agradecido. "Estes aplausos foram mais para me animar, eu agradeço imenso e fico comovido", admitiu.

Sobre a terceira dose da vacina, uma hipótese cada vez mais considerada pelo Governo e pelas regiões autónomas da Madeira e Açores, o coordenador da "task force" voltou a garantir que há vacinas que chegue, caso a Direção-Geral da Saúde avance com ar recomendação.

"Se isso for decidido, nós temos vacinas disponíveis. Neste momento, estamos a acabar um processo de emergência nacional, um esforço coletivo, incluindo da própria população. E depois passamos para um processo mais normal, e essa terceira dose fará parte desse processo mais normal", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    21 ago, 2021 aqui 18:06
    Os políticos profissionais metam-se a pau porque está aqui um fortíssimo candidato a vencer as próximas eleições presidenciais.
  • Americo Anastacio
    21 ago, 2021 Leiria 16:09
    Parabéns Vice-Almirante. O seu e o nosso sucesso é uma "nuvem" para os nossos políticos. Cuide-se p.f. Eles aguardam para a altura das "facas longas". A incompetência não gosta de sucessos. Obrigado Vice-Almirante por ter assumido a "guerra". Sem o Sr. não teria sido possível.

Destaques V+